Início » Imprensa Oficial AM arrecada mais de 3 mil livros em campanha literária 
Educação

Imprensa Oficial AM arrecada mais de 3 mil livros em campanha literária 

FOTOS: Weslen Simplício, Ismael Oliveira e Raíssa Barros/IOA

O projeto ‘Acolhendo Histórias’ tem o objetivo incentivar a doação de livros e compartilhar o conhecimento 

A primeira edição do projeto ‘Acolhendo Histórias’, promovido pelo Centro de Documentação e Memória (CDM) da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA), encerrou na sexta-feira (14/07) com o recebimento de mais de 3,3 mil livros doados pela população.  

A ação teve o objetivo de arrecadar livros em bom estado de conservação, que serão destinados à 2ª Edição do projeto ‘Compartilhando Histórias’. 

Entre as doações feitas por servidores, colaboradores e cidadãos da capital amazonense estão livros de romance, gibis, livros didáticos e muitos outros. 

O diretor-presidente da autarquia, João Ribeiro Jr., ressaltou que o êxito da realização da campanha se deu ao comprometimento da sociedade e dos colaboradores da Imprensa Oficial.  

“Ninguém faz nada sozinho aqui na Imprensa Oficial. E foi assim, que a ação promovida pelo CDM deu certo, pois os colaboradores contribuíram demais com a ação. Fico satisfeito com os resultados, prezamos pela união. Baseada nas orientações do governador Wilson Lima, vamos nos preparar para a segunda edição do Compartilhando Histórias que ocorrerá no segundo semestre deste ano”, disse João Ribeiro Jr.  

 Sobre o projeto  

O projeto ‘Acolhendo Histórias’, que ocorreu do dia 19 de junho até o dia 14 de julho, com o mote “Leia, doe, transforme”, teve o objetivo de incentivar a doação de livros e compartilhar o conhecimento, de modo que os livros arrecadados ganhassem um novo espaço futuramente. 

Os livros doados durante a ação foram catalogados e separados por gênero literário e serão destinados à doação para a população por meio da 2ª edição do projeto ‘Compartilhando Histórias’ prevista para ocorrer ainda este ano.  

A gestora do CDM, Kethelen Perdigão, explicou sobre a importância da realização da ação. 

“Nosso intuito com essa ação social foi arrecadar livros da sociedade em geral e dos servidores da Imprensa Oficial. Muitas pessoas têm livros parados em casa que já foram úteis para elas, mas que, infelizmente, não estão mais cumprindo seu propósito naquele momento. Então, nós ajudaremos a dar um novo lar para esses livros.”, destacou a arquivista.  

O ponto de coleta dos livros foi na sede da Imprensa Oficial, localizada na Rua Doutor Machado, 86, centro da capital.  

Servidora da Imprensa Oficial há 40 anos, Maria Alegrina doou mais de 80 livros ao acervo e ressaltou a importância de contribuir com a ação literária. 

“São livros que, infelizmente, iriam ser descartados. Um conhecido meu não tinha onde manter esses livros e não sabia para onde enviá-los, já que não temos uma biblioteca no bairro. Lembrei da ação e pedi permissão para trazê-los para a nossa biblioteca e proporcionar-lhes um destino melhor”, ressaltou a servidora. 

Acervo 

O acervo da Imprensa Oficial é um patrimônio público que faz parte do Centro de Documentação e Memória da Autarquia e conta a história da Administração Pública por meio de seus atos publicados e materiais bibliográficos custodiados, onde a organização, guarda e a conservação desses materiais garantem, além do acesso, um outro direito: o direito à memória. 

Na biblioteca da autarquia, encontram-se materiais bibliográficos como enciclopédias, coleções jurídicas, literários regionais e nacionais como obras de Alencar e Silva, Gaitano Antonaccio e Mário Ypiranga Monteiro, bem como, um espaço dedicado a guarda de obras raras de autores renomados como Érico Veríssimo e Jorge Amado. 

Com informações da assessoria.