O Amazonas aparece em 25º lugar entre os entes federativos, com transparência zero nos órgãos de segurança pública sobre informações de armas no Estado. O estudo é do Ranking de Transparência de dados sobre armas no Brasil feito pelo Instituto Igarapé em parceria com a Open Knowledge Brasil (OKBR), que avaliou a qualidade das informações fornecidas a partir de uma série de pedidos feitos via Lei de Acesso à Informação (LAI) à Polícia Civil, à Polícia Militar e ao Departamento de Polícia Técnico-Científica das 27 unidades da federação nos dois anos.
O Estado ficou com zero na pontuação e é o antepenúltimo lugar em transparência, só ganhando de Piauí e Sergipe. Veja o ranking:
Sigilo nas informações
Uma das principais justificativas para a negativa das informações, dos órgãos de segurança pública, foram alegações de sigilo.
Muitos registros de armas
A falta de informação e transparência preocupa, principalmente quando se analisam os dados colhidos pelo estudo junto à Polícia Federal. Esse levantamento revela o avanço assustador, nos últimos quatro anos, do número de armas registradas no Amazonas: um crescimento de quase 200% e acima da média nacional, que foi de 157%.
De acordo com os números da PF, no ano passado foram registradas 6.368 armas de fogo, um aumento de 194% em relação a igual período de 2018. Em nível nacional, foram 891.057 armas registradas na Polícia Federal em 2022.
De Portal ÚNICO.
Adicionar comentário