Início » Governador Zema busca aliança com Tarcísio e adversários do PT visando à disputa presidencial de 2026
Polícia

Governador Zema busca aliança com Tarcísio e adversários do PT visando à disputa presidencial de 2026

Reprodução

O périplo de Zema começou na manhã de terça-feira numa reunião com o vice-presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda. Também participaram do encontro, revelado pelo jornal Folha de S.Paulo, lideranças do partido na Bahia, como o atual prefeito de Salvador, Bruno Reis, e seu antecessor, ACM Neto, que enfrentam a concorrência do PT pela capital baiana em 2024.

Na quarta, Zema conversou com o senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP, e com o deputado federal Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos.

— Nosso foco foi a reforma tributária, mas obviamente no caso de Republicanos, União Brasil e PP os encontros também serviram para falar dos rumos desse campo da direita e da centro-direita. A caminhada (até 2026) é longa, mas é importante que esses atores políticos estejam alinhados e construam esta unidade — afirmou o chefe da Casa Civil do governo de Minas, o ex-deputado Marcelo Aro (PP).

Ao GLOBO, um cacique partidário que participou dos encontros disse que Zema mostrou foco “total” na construção de uma aliança com outros possíveis herdeiros do espólio do bolsonarismo. Na avaliação de parlamentares, o governador de Minas tem evitado disputar protagonismo e adota uma postura estratégica de aliado de Tarcísio.

Chapa ‘café com leite’

O deputado José Rocha (União-BA), aliado de ACM Neto e que defende o apoio a Tarcísio na próxima disputa presidencial, vê abertura para uma chapa com Zema.

— Se tiverem juízo, vão relembrar a aliança do “café com leite” (de Minas e São Paulo, na República Velha). Uma chapa com os dois seria muito forte — declarou Rocha.

Assim como o governador de São Paulo, Zema mostrou objeção ao modelo do novo Conselho Federativo, responsável por distribuir os valores arrecadados com o futuro IVA dual, e pressionou para que a composição do colegiado leve em conta o peso populacional ou o volume de arrecadação. O pleito favorece estados como Minas e São Paulo. Tarcísio, contudo, virou o principal alvo de aliados de Bolsonaro ao tomar a dianteira e declarar apoio ao texto da reforma, após sinalizações do relator, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), de que atenderia as solicitações.

Interlocutores avaliam o governador de Minas como mais “acanhado” e com menos traquejo político do que outros cotados à corrida presidencial, como o próprio Tarcísio e o governador do Paraná, Ratinho Jr. — a quem Zema já visitou. No entanto, consideram que ele tem melhorado a relação com a classe política, além de acenar à base bolsonarista.

No sábado, dia seguinte ao julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que condenou Bolsonaro à inelegibilidade, o governador de Minas publicou uma frase, atribuída ao ditador italiano Benito Mussolini, que chama atenção para tentativas de “restringir a liberdade do indivíduo”. Essa retórica constantemente é levantada pelo ex-presidente, por exemplo, ao criticar a atuação do Judiciário em casos em que é alvo.

Para um interlocutor de Bolsonaro e de Tarcísio, Zema procura dosar os acenos para que não pareçam “artificiais”, levando em conta o fato de não ser tão próximo ao ex-presidente quanto o governador de São Paulo.

A movimentação nacional de Zema ocorre em paralelo a uma fase de turbulências envolvendo seu governo e a oposição em Minas, capitaneada pelo PT. Na semana passada, após um vácuo na articulação do seu governo, a oposição obstruiu trabalhos na Assembleia Legislativa de Minas e adiou a votação do Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal , pré-requisito para a adesão do estado ao regime de recuperação fiscal.

Como o prazo vencia em junho, a situação abriu brecha para que o Tesouro Nacional executasse uma dívida de R$ 16,4 bilhões do estado com a União. O governo de Minas criticou ontem a cobrança, afirmando que ela representaria o “colapso das contas públicas”, e ingressou no Supremo Tribunal Federal para anular a execução, alegando que a exigência de aval dos deputados estaduais é ilegal. Ainda ontem, após acordo, parlamentares aprovaram o PAF, com voto contrário da oposição.

De O Globo.