Início » Cineclube apresenta documentário baseado na vida do artista visual Otoni Mesquita
cultura

Cineclube apresenta documentário baseado na vida do artista visual Otoni Mesquita

A sessão pretende celebrar os 70 anos de vida do artista

O Cineclube de Arte apresentará neste sábado, dia 8 de julho, o documentário “Otoni Mesquita: Narrativas da Vida e da Arte”, às 18h30. O evento acontecerá no Cine Teatro Guarany, que está localizado na  Avenida Sete de Setembro, 1546, anexo ao Palácio Rio Negro.

Otoni Moreira de Mesquita, é um artista visual amazonense muito prestigiado e reconhecido por suas obras profundas e sentimentalistas. No filme, Otoni relata fatos significativos de sua trajetória como artista plástico e ativista artístico comunitário. 

Em sua produção, é possível ressaltar uma tendência romântica com aspectos surrealistas que apresenta com frequência a temática amazônica. Essa temática, por sua vez, é tratada muitas vezes com uma visão crítica aos métodos de ocupação e exploração da região, com uma linguagem contemporânea tratada por meio de uma abordagem pessoal.

A programação é gratuita e a classificação indicativa é livre para todos os públicos. Sérgio Cardoso, diretor do documentário, destaca o objetivo da exibição.

“É um filme feito para resgatar a memória do artista e eternizar sua trajetória. Conta sobre o caminho que percorreu, sobre sua vida pessoal e profissional, e os desafios que enfrentou até se tornar o artista expressivo que é hoje”, declarou Sérgio.

O Cineclube de Arte é um projeto do Governo do Amazonas, realizado por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A iniciativa visa à valorização da cultura regional, além de atrair um público maior aos espaços culturais e trazer aproximação a este meio artístico.