Início » Metaverso: Como essa tecnologia irá impactar o nosso futuro?
Tecnologia

Metaverso: Como essa tecnologia irá impactar o nosso futuro?

Nos últimos anos, o termo “metaverso” ganhou muito destaque no mundo da tecnologia e despertado a curiosidade de muitas pessoas, especialmente após grandes empresas investirem no projeto, até mesmo o Facebook alterou seu nome para Meta, em referência ao metaverso. Mas o que exatamente é o metaverso e como essa tecnologia tem o potencial de impactar o nosso futuro?

O que é o metaverso?

O metaverso é um espaço virtual compartilhado onde as pessoas podem interagir com ambientes e objetos digitais em tempo real, é um conceito que vai além da realidade virtual e dos jogos online, pois busca criar uma realidade alternativa completa e apresenta um novo grau de imersão, onde é possível trabalhar, estudar, socializar e consumir de forma virtual.

Uma das áreas em que o metaverso já vem sendo bastante explorado é o mundo dos jogos. Grandes empresas de tecnologia têm investido no desenvolvimento de ambientes virtuais imersivos, nos quais os jogadores podem interagir entre si e com o ambiente de maneiras cada vez mais realistas. Essa tendência tem o potencial de transformar a indústria de jogos, abrindo novas possibilidades de experiências para os jogadores e criando oportunidades de negócios inovadores.

Os benefícios do metaverso para a sociedade

De acordo com o programador Bendev Junior, o desenvolvimento do metaverso pode beneficiar a sociedade em diversos aspectos, ele destaca a educação e saúde.

O metaverso pode trazer diversos benefícios para a nossa sociedade, otimizando e facilitando atividades e criando novos horizontes para elas, isso ocorre principalmente com a educação, ampliando o leque de possibilidades de didática para os professores, outro campo muito beneficiado é a saúde, com o metaverso será possível formar melhores profissionais e melhorar a precisão de técnicas cirúrgicas”.

Além disso, a popularização do metaverso também abre novas ideias para o turismo, gerando novas e mais imersivas experiências e sensações mesmo que o turista não esteja presencialmente no local” Explicou Bendev Junior em entrevista ao Bom Dia Paraíba, disponibilizada na Globoplay.

Os desafios para o metaverso

Existem questões de privacidade, segurança e exclusão digital que deixam muitos em alerta e devem ser cuidadosamente consideradas para garantir que todos possam acessar e se beneficiar desse novo ambiente virtual”.

No entanto, a maior dificuldade para a popularização do metaverso e a democratização dos dispositivos usados para promover uma maior imersão, como óculos 3D e fones de ouvido de qualidade, hoje em dia já é possível ter amostras do metaverso através de alguns jogos e softwares, mais aqui a palavra chave é a imersão e encontrar formas simples e acessível de proporcioná-la é um dos maiores desafios da tecnologia” Afirma Bendev Junior.