Início » Instituições celebram convênio para levar a Educação em Direitos e atendimentos jurídicos às trabalhadoras do Polo Industrial
Manaus

Instituições celebram convênio para levar a Educação em Direitos e atendimentos jurídicos às trabalhadoras do Polo Industrial

A Defensoria Pública do Amazonas, por meio do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM/DPE-AM), deu um importante passo no enfrentamento à violência de gênero ao assinar um Termo de Cooperação Técnica com o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e o Grupo Mulheres do Brasil. A defensora da Mulher, Carol Braz, foi responsável por firmar esse acordo, que tem como objetivo central combater a violência contra mulheres, especialmente aquelas que atuam na indústria.

O termo de cooperação estabelece as diretrizes para a execução de um projeto de educação em direitos, que visa conscientizar e orientar trabalhadores e empresas sobre a violência de gênero. Dentre as ações previstas estão palestras, programas de capacitação e atendimento especializado às vítimas de violência. O NUDEM/DPE-AM, em conjunto com as instituições parceiras, buscará inserir a temática da violência de gênero no ambiente de trabalho, promovendo a prevenção e reconhecendo o local como parte integrante da rede de apoio às mulheres vítimas.

A parceria entre a Defensoria Pública do Amazonas, o CIEAM, a ABRH e o Grupo Mulheres do Brasil representa um avanço significativo na luta contra a violência de gênero no ambiente da indústria. Através da conscientização, do apoio às vítimas e da implementação de medidas efetivas, busca-se garantir o acesso à informação e a construção de um ambiente de trabalho acolhedor para receber denúncias das colaboradoras. Palestras, programas de capacitação e sensibilização serão conduzidos com o objetivo de informar os trabalhadores sobre os diferentes tipos de violência de gênero, seus impactos e como agir diante dessas situações.

Segundo a Defensora Pública titular do núcleo da Mulher, Carol Braz, a ideia é mostrar às mulheres que existe uma Rede de apoio à mulher vítima de violência, “O Centro da Indústria demonstra vontade em transformar a sociedade! A violência contra a mulher tem que ser uma luta de toda a sociedade”. E acrescenta “Somente por meio da união de todos será possível avançar na proteção da mulher e a união de propósitos nos traz esperança para transformar vidas de tantas mulheres amazonenses. Hoje a Defensoria Pública prioriza o acesso à justiça dos mais vulneráveis. Esse acordo é a realização de um sonho. A informação transforma realidades e é por meio dessa capacitação em direitos que vamos fazer a transformação na vida de homens e mulheres. Trabalhamos a saúde de toda uma família, chegando inclusive aos homens que também necessitam de informação. Todos devemos defender as famílias” disse.

De acordo com Manuela Cantanhede, Defensora Pública Geral do Amazonas em exercício, o projeto vai ser um marco no papel da DPE no Amazonas, “Eu acredito que esse projeto vai trazer frutos positivos para a sociedade, a Defensoria vai cumprir seu papel de agente transformador, sobre direitos de família, civil, entre outros, realmente vamos alcançar um público grande e que essas pessoas sejam multiplicadores”.
Para Silvana Aquino, presidente da seccional Amazonas da Associação Brasileira de Recursos Humanos, (ABRH) o projeto é uma realização de um sonho, “Essa parceria vai promover o olhar e a proteção às nossas mulheres e nós da indústria sabemos o quanto é necessário a informação chegar a elas, capacitar e contribuir para se facilitar esse acesso. Levar a Defensoria Pública às nossas fábricas vai gerar um ganho na vida de milhares de mulheres que ficarão por dentro de seus Direitos, terão acesso à justiça no próprio ambiente de trabalho. Nós já estamos fazendo um trabalho com as indústrias do PIM para que as palestras aconteçam para compartilhar o conhecimento” encerrou a presidente da ABRH.

O presidente executivo do Centro da Indústria do Estado do Amazonas, CIEAM,
Lúcio Flávio Morais declarou que o projeto vai trazer paz às famílias das industriárias “Eu apoio aquelas que são o braço forte do Polo Industrial de Manaus, a mulher é fundamental na produtividade, é a nossa grande força. A maioria da mão de obra do nosso Distrito é feminina. Essa ação vai trazer paz às famílias. Quem sai de casa tendo tranquilidade será melhor também sua produtividade no local de trabalho. Aqui no CIEAM, 20% do nosso conselho será formado por mulheres. Novas instituições estão inclusive dispostas a somar forças nesse projeto” disse.

Essa parceria fortalece a rede de proteção às mulheres, engajando tanto as empresas quanto as instituições envolvidas, com o objetivo de inserir as empresas na rede de proteção.

Espera-se que essa iniciativa desperte a atenção de outras organizações e que mais parcerias sejam estabelecidas para combater a violência de gênero em diferentes contextos. Afinal, somente por meio de ações conjuntas e do engajamento de todos é que poderemos criar um futuro onde a violência de gênero seja completamente intolerada e onde todas as pessoas sejam tratadas com dignidade e respeito, independentemente de seu gênero.