Início » Para evitar acidentes, Amazonas Energia fará ligações provisórias durante o festival
Amazonas

Para evitar acidentes, Amazonas Energia fará ligações provisórias durante o festival

Proprietários de quiosques ou barracas devem procurar a loja da concessionária com antecedência para solicitar o serviço

A Amazonas Energia iniciou o serviço de cadastro de ambulantes que irão atuar durante o período do Festival Folclórico de Parintins, marcado para ocorrer nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho. Os atendentes da loja da concessionária instalada na Ilha Tupinambarana explicam aos interessados como obter o serviço de forma legalizada.

“O processo é muito simples. O empreendedor descreve os equipamentos que serão utilizados nos quiosques ou barracas, assim como o período de consumo. Automaticamente, o sistema da empresa calcula o valor da fatura e o cliente paga o valor correspondente. Os clientes legalizados receberão um adesivo personalizado que identifica a regularização”, explicou Ana Paula de Souza, coordenadora de Serviços Comerciais do Interior.

Na semana do festival, a concessionária ampliará o número de atendentes e estenderá o horário de funcionamento que será das 08 às 19h. O atendimento acontecerá na Avenida Nações Unidas s/nº, próximo à TV Amazonas. A fiscalização será intensificada a fim de coibir a ação das ligações clandestinas, que podem prejudicar todo o sistema elétrico da ilha tupinambarana. “Além de combater as perdas, a Amazonas Energia pretende evitar acidentes, que em muitos casos, podem ser fatais”, esclareceu a coordenadora.

No ano passado, no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), ocorreram 874 incêndios por sobrecarga de energia (curto-circuito), sendo que 55 pessoas não resistiram e morreram. Aconteceram também 853 acidentes com choque elétrico. Desses, 592 foram fatais, sendo 22 mortes ocorridas no Amazonas.

Investimentos

Para melhorar a qualidade do fornecimento na Ilha Tupinambarana, a Amazonas Energia investiu mais de R$ 28 milhões na revitalização e ampliação da rede de distribuição de energia em Parintins. Foram instalados cabos multiplexados, por serem mais eficientes e econômicos e equipamentos modernos que evitam oscilação de energia. Os cabos apresentam uma proteção especial que impede a condução de energia por meio de fios “nus”, fios desencapados, utilizados com frequência nas ligações clandestinas.