Início » Amazonas participa do 25º Fórum dos Governadores e 3º Encontro de Secretários de Agricultura da Amazônia Legal, em Cuiabá
Economia

Amazonas participa do 25º Fórum dos Governadores e 3º Encontro de Secretários de Agricultura da Amazônia Legal, em Cuiabá

FOTOS: Divulgação/ Secom Mato Grosso

Secretários de Agricultura e Produção Rural dos nove estados que compõem a Amazônia Legal participam do evento promovido pelo Governo do Mato Grosso

Secretários de Agricultura e Produção Rural da Amazônia Legal participam do 25º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, que acontece desde ontem (14/06) até amanhã (16/06), em Cuiabá/ MT, com o objetivo de fornecer subsídios técnicos aos governadores e contribuir com a Cúpula da Amazônia, que será realizada em agosto, em Belém, no Pará.

Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso são os nove estados que formam a Amazônia Legal, e que participam do evento.

Na pauta do Fórum: discussão para consolidação de 3 temas estratégicos de agricultura relacionados à Cúpula da Amazônia; alinhamento das discussões e resultados das reuniões das câmaras setoriais sobre a Pan-Amazônia e Cúpula da Amazônia; e a 1ª Reunião da Assembleia Geral dos Governadores. 

“Muitas propostas importantes apresentadas nesse 25º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Posso destacar a proposta de maiores investimentos na infraestrutura da zona rural, para recuperação de ramais e maior acesso à internet e água potável pelos produtores rurais, por exemplo. Mas também se discutiu a criação de um Plano Safra específico para a Amazônia Legal, garantindo condições especiais de acesso a crédito rural para quem adotar boas práticas de produção agroecológica, agricultura de baixo carbono ou agro verde”, disse o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior.

A secretária de Agricultura Familiar do Mato Grosso, Teté Bezerra, fala da importância da troca de experiências, para êxito de futuras ações nos estados participantes da Amazônia Legal. 

“Estamos aqui no Mato Grosso com mais oito estados da Amazônia Legal, para que possamos estar trocando experiências, conhecendo os projetos exitosos que cada estado tem e mostrando também os projetos que Mato Grosso tem desenvolvido. Temos pontos convergentes e propostas muito parecidas a outros estados, e também temos propostas que podem trazer uma dinamização da nossa ação aqui”, declarou Teté Bezerra.

A Cúpula da Amazônia, que acontecerá em Belém, contará com a presença de presidentes de países da Pan-Amazônia (Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname) e Guiana Francesa, onde serão discutidos temas relacionados ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável, direitos humanos, segurança pública, agricultura e economia verde.

Com informações da assessoria.