Início » Projeto Formando Campeões realiza 1º Workshop de Defesa Pessoal Feminina na Vila Olímpica de Manaus
Amazonas

Projeto Formando Campeões realiza 1º Workshop de Defesa Pessoal Feminina na Vila Olímpica de Manaus

FOTOS: Mauro Neto/Sedel

Evento contou com a participação de mais de 160 atletas do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci)

O Projeto Formando Campeões, ligado ao Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), promoveu, no sábado (03/06), o 1° Workshop de Defesa Pessoal Feminina no Amazonas, na Vila Olímpica de Manaus. Com a participação de mais de 160 atletas, a ação trouxe a temática voltada para mulheres, por meio de palestras e atividades com técnicas de luta.

“Esse evento é o pontapé do que iremos ter aqui na Vila Olímpica de Manaus, um ambiente de treinamento adequado para atletas e de ações em defesa das mulheres. O governador Wilson Lima está empenhado em fortalecer o esporte em geral, especialmente o feminino, e com essa iniciativa reforça o valor do investimento nessa área”, destacou o titular da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.

O evento contou com a participação da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), especialistas em Defesa Pessoal e atletas de destaque no ramo, que compartilharam técnicas e treinamentos com as participantes. “É uma honra fazer parte dessa iniciativa, em compartilhar conhecimentos para fortalecer ainda mais a comunidade feminina”, declarou a atleta de jiu-jitsu, Luíza Dantas, que participou como instrutora do workshop.

Amanda do Amaral, mãe da pequena Manuela Amaral, atleta de apenas 6 anos de idade, do núcleo do Pelci no Bairro Betânia, compartilhou como a prática de jiu-jitsu tem transformado a vida de sua filha. “Em meio à investigação de autismo, minha filha Manuela sofria de ansiedade e tinha intolerância ao toque. Por recomendação da psicóloga, buscamos o Pelci e, em quase 2 meses de prática de jiu-jítsu, minha filha melhorou significativamente. Sou extremamente grata ao Governo do Amazonas por essa oportunidade e por estar participando desse evento”, disse Amanda Amaral.

O workshop deu início à criação dos núcleos de defesa pessoal, exclusivo para mulheres, coordenado pelo projeto Formando Campeões. Hoje os programas esportivos da Sedel somam mais de 10 mil atletas, 35% deste público é de mulheres nas mais diversas modalidades.

Com informações da assessoria..