Início » Uma das principais batalhas de rimas do Brasil abre inscrições em busca de novos talentos do Rap nacional
cultura

Uma das principais batalhas de rimas do Brasil abre inscrições em busca de novos talentos do Rap nacional

MC Martzinnn performs during Red Bull Francamente in Sao Paulo, Brazil on April 30, 2022 // Marcelo Maragni / Red Bull Content Pool // SI202205010158 // Usage for editorial use only //

“Muitos falam, poucos rimam, e só os melhores improvisam”. É assim que o Red Bull FrancaMente chega a sua quarta edição à procura de novos talentos do rap nacional. Com seletivas em São Paulo (SP), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG), entre os meses de agosto e setembro, MCs do país inteiro podem participar e arrasar na rima em busca do título de melhor MC do Brasil em 2023. Com um conceito único, as inscrições acontecem de forma online, por meio do aplicativo oficial ‘Red Bull Francamente’, e os interessados podem se inscrever até 27 de julho. 

Todos os participantes serão avaliados por um júri de peso, composto por MamutiKamau e Bárbara Sweet. O resultado será anunciado no dia 2 de agosto, e os classificados participarão das seletivas em uma das três cidades brasileiras, valendo vaga para a etapa nacional, que acontece em São Paulo em setembro. A primeira parada na busca do novo talento é em Belo Horizonte (MG), dia 16/8, e três dias depois, o Red Bull FrancaMente segue para Salvador (BA). No dia 28 de agosto, o evento aterrissa na capital paulista para a última seletiva. 

Para Mamuti, um dos curadores do evento, essa edição chega com um nível altíssimo, já que a cena vem evoluindo nos últimos anos para se adaptar a novos formatos de confrontos. Os MCs são avaliados em diversos quesitos, como conteúdo, técnica, musicalidade e performance. “MCs que tendem a maximizar apenas um desses pilares, sem se preocupar em equilibrar os outros, muitas vezes acabam perdendo batalhas sem entender o porquê. O ponto é que não adianta você entregar um pacote bonito vazio, nem um conteúdo denso sem um bom embrulho. Na hora da batalha, em uma competição desse nível, a gente – plateia e júri – espera sempre o melhor presente, com o melhor embrulho e uma dedicatória bacana”, avalia Mamuti. 

De cada seletiva, sairão três finalistas, que irão disputar a Final Nacional, em São Paulo, dia 30 de setembro, junto com os três finalistas do Red Bull FrancaMente 2022 e mais quatro convidados, chamados de Wildcards. Além disso, tanto as seletivas quanto a final terá transmissão ao vivo pelo canal Youtube.com/RedBullFrancamente.

O evento é a versão brasileira do Red Bull Batalla, que acontece em países de língua espanhola e já conta com mais de 15 edições históricas, somando mais de 17 mil inscritos em um único ano.

COMO SE INSCREVER? 

Para participar do evento é simples:

  1. Baixe o aplicativo ‘Red Bull FrancaMente’, disponível tanto para Android quanto para iOS;
  2. Cadastre-se com algum e-mail de preferência;
  3. Acesse a aba ‘calendário de eventos’, na parte inferior do aplicativo, e escolha ‘Red Bull FrancaMente Brasil’;
  4. Depois, respire fundo e comece a gravar seu vídeo de inscrição com a melhor rima, que poderá ter até um minuto de duração. O participante deverá elaborar a rima utilizando as cinco palavras que aparecem na tela;
  5. Por fim, torça para ser um dos escolhidos! 
Para se sair bem nessa etapa inicial, Mamuti dá a dica: “Aproveite para treinar bastante o formato do aplicativo antes de submeter seu vídeo de inscrição, porque esse não tem volta. Quando finalmente sentir que é a hora de submeter a inscrição, com o celular carregado, esteja em um lugar quieto, avise a família que precisa de um tempo de silêncio, desative as notificações para não ter distrações, escolha o instrumental que te deixe mais confortável, concentre-se e faça a melhor rima possível se imaginando na Final Nacional do Red Bull FrancaMente 2023, porque a competição já começa aí!”.
SERVIÇORed Bull FrancaMente
Inscrições: Até 27/7 via aplicativo ‘Red Bull FrancaMente’, na aba “calendário de eventos”. Vídeo de até um minuto utilizando as 5 palavras que aparecem na tela. Anúncio dos MCs selecionados: 2/8Seletiva em Belo Horizonte (MG): 16/8Seletiva em Salvador (BA): 19/8Seletiva em São Paulo (SP): 26/8Final Nacional, em SP: 30/9