Início » Dia do Meio Ambiente: Workshop discutirá panorama da agenda ambiental no Amazonas
Amazonas

Dia do Meio Ambiente: Workshop discutirá panorama da agenda ambiental no Amazonas

FOTOS: Divulgação/Sema

O Encontro, marcado para 5 de junho, é aberto ao público e as inscrições já estão abertas 

Em celebração à Semana do Meio Ambiente, o Governo do Estado e a Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM) vão realizar o Workshop “Panorama Atual do Meio Ambiente”, na segunda-feira (05/06). O evento é aberto ao público e ocorrerá no Auditório Deputado Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). As inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/WorkshopMeioAmbiente.

O encontro é realizado por meio da Secretaria de Estado Meio Ambiente (Sema) e da Comissão Permanente do Meio Ambiente da OAB-AM, em parceria com a Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CPAMA) da Aleam.

O encontro reunirá diversos convidados, entre representantes de órgãos municipais, estaduais e federais, além de instituições de controle, ensino e pesquisa. Eles irão abordar trabalhos em andamento e as demandas atuais da gestão ambiental do Amazonas, com o objetivo de aproximar o público das agendas voltadas ao tema. 

O Workshop contará com emissão de certificado e horas complementares aos participantes, uma vez que considera-se importante a presença de estudantes e universitários no debate.

Programação 

O evento acontecerá das 13h30 às 18h. Na oportunidade, os convidados vão estar divididos em quatro painéis principais, que vão ocorrer ao longo da tarde.

Após as boas-vindas e abertura, o primeiro painel discutirá, a partir de 14h30, o “Panorama Atual das Políticas Públicas Ambientais”, ressaltando os desafios e ações em curso. A atividade será conduzida pelo secretário da Sema, Eduardo Taveira, o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, e o secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus, Antônio Stroski.

Às 15h35 será a vez do painel 2, que discutirá as “Causas e Efeitos das Mudanças Climáticas”, junto a técnicos da Sema, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e do Subcomando de Ações de Defesa Civil do Estado do Amazonas (Subcomadec).

O Painel 3 terá início às 16h25, sobre ações e resultados das ações de “Comando, Controle e Geotecnologias”. Os convidados incluem representantes do Inpa, Ipaam, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia em Manaus, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema) e do Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar (CPAmb/PMAM). A mediação será da Sema junto ao superintendente da Polícia Federal no Amazonas (PF-AM), delegado Umberto Rodrigues.

O último painel, às 17h30, abordará o “Panorama Judicial sobre as questões ambientais”, com a participação do juiz titular da Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (Vema), Moacir Batista; do promotor de Justiça do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) Francisco Arguelles, e mediação do presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB-AM, Vanylton Bezerra.

Com informações da assessoria.