Início » Amazonas participa de debate nacional para intensificar ações de prevenção e controle de fungo resistente a medicamentos
Amazonas

Amazonas participa de debate nacional para intensificar ações de prevenção e controle de fungo resistente a medicamentos

Estado não apresenta casos do fungo e atua com medidas preventivas e de orientações técnicas

A Fundação de Vigilância de Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), participa, até esta quarta-feira (31/05), do 1° Workshop de Prevenção e Controle de Infecções Fúngicas em Serviços de Saúde, realizado em Recife, Pernambuco. O evento é promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O encontro tem como objetivo debater ações de prevenção e controle de casos de Cândida auris, fungo que tem capacidade de resistir aos principais medicamentos antifúngicos em ambiente de serviço de saúde.  O debate nacional ocorre com a participação de das comissões estaduais de controle de infecção.

A programação conta com a presença de referências na área, além de relatos dos estados da Bahia e Pernambuco, que apresentam casos do fungo. O evento ocorre de forma presencial, para os coordenadores estaduais, e on-line para membros da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) nas unidades de saúde da capital e interior dos estados.

Pela FVS-RCP, participa, de forma presencial, Evelyn Campelo, coordenadora da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CECISS). Ela destaca que o Amazonas não apresenta casos do fungo.

“Mesmo não havendo casos de Cândida auris, o Amazonas atua com medidas preventivas e de orientações técnicas, incluindo nota técnica quanto ao fluxo de notificação, vigilância laboratorial e medidas de enfrentamento”, destaca Evelyn.

Monitoramento e prevenção

Entre as ações da FVS-RCP, relacionadas à prevenção e medidas de controle ao fungo Cândida auris, estão a intensificação da capacitação, desde o último trimestre de 2022, à equipe do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-AM), integrante da fundação, para uso de equipamento destinado a diagnóstico e identificação de fungos e bactérias. Uma das aplicações do equipamento é no monitoramento do Cândida auris.

Segurança do Paciente

Outra ação para controle de infecção no Amazonas é a adoção de medidas preventivas, na área da saúde, que enfatiza a prevenção de lesões e danos aos pacientes em unidades de saúde.

Na terça-feira (30/05), o chefe da Gerência de Serviços (GSERVIS), Marco Antônio Fernandes, representou o Amazonas, na reunião nacional presencial da Câmara Técnica de Segurança do Paciente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), realizada em Brasília, no Distrito Federal.

Entre os temas abordados estão a atualização do Programa Nacional de Segurança do Paciente e legislações de Segurança do Paciente, a escuta qualificada de projetos do Conass, além de trocas de experiências