Início » Amazonas Energia lança aplicativo que identifica os “vilões” do consumo de energia
Tecnologia

Amazonas Energia lança aplicativo que identifica os “vilões” do consumo de energia

Foto: Divulgação

Um novo aplicativo da concessionária Amazonas Energia pretende facilitar o acompanhamento do consumo de energia pelo próprio usuário, mostrando quais são os aparelhos que aumentam o valor da conta – tanto em reais quanto em kWh (kilowatt/hora). O aplicativo só funciona para clientes que já têm instalado os medidores SMC.

Simulações

Segundo o diretor da Amazonas Energia, Radyr Gomes, o consumidor pode baixar o aplicativo gratuitamente, para os sistemas Android e iOS e, depois de preencher alguns dados, pode acessar as informações a qualquer tempo.
Ele pode utilizar o simulador de consumo, preenchendo a relação de cômodos e quantos e quais aparelhos há em cada um. A cada adição de aparelho, o simulador vai mostrando o gasto em kWh e o quanto isso vai custar em reais.
“É comum a reclamação: passo o dia inteiro fora de casa e a conta está alta. O simulador mostra o gasto, por exemplo, de uma geladeira que passa o dia inteiro ligada, assim como daquele ferro utilizado alguns minutos para desamassar a roupa do trabalho e da escola. Vale ressaltar, que muitos aparelhos, mesmo desligados no controle, continuam consumindo energia porque estão ligados na tomada. Este é o caso das tvs e dos modem de internet. Com estas ferramentas, é possível enxergar que não é apenas a quantidade de tempo passada em casa que influencia na conta, mas sobretudo aquilo que ligamos quando estamos em casa”, reforçou Radyr.

Consultas diárias

O diretor explica também que, quem ainda utiliza o método tradicional de medição, com o contador antigo, visualiza no aplicativo a conta de energia que relaciona o consumo dos últimos dois meses em kWh e também a linha do tempo do consumo relativa aos últimos nove meses.

Mas quem já utiliza o SMC (Sistema de Mediação Centralizada) consegue ver a leitura dos últimos 30 dias, de forma pormenorizada, assim o cliente consegue visualizar o quanto consumiu em cada dia.
“Como a leitura é feita a cada seis horas, o cliente pode identificar exatamente o dia do mês e o período do dia em que houve aumento no consumo. Assim fica mais fácil identificar que aparelhos ou hábitos que foram responsáveis pelo excesso”, explicou.

De Portal ÚNICO.