Início » Estudantes do Amazonas são classificados para a 3ª fase da Olimpíada de Biologia
Manaus

Estudantes do Amazonas são classificados para a 3ª fase da Olimpíada de Biologia

No total, 16 alunos do Amazonas passaram para a fase final, sendo 8 da rede estadual de ensino

O Instituto Butantan divulgou a lista de aprovados para a 3ª Fase (2B), da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). Dos 524 classificados no país, 16 deles são alunos do Amazonas. Desse total, oito são alunos das escolas públicas estaduais, os demais são estudantes da rede particular (seis), federal (um) e colégio militar (um).

Os alunos classificados são das escolas estaduais Antônio Bittencourt, Professor Waldocke Fricke de Lyra, Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Senador Petrônio Portella e Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Marcantonio Vilaça II.

O aluno Michael William, estudante da 3ª série do Ensino Médio da EETI Senador Petrônio Portella, da Coordenadoria Distrital de Educação 3 (CDE 3), foi um dos classificados e realizará a prova da última etapa na sexta-feira (27/04). A preparação dos alunos pela escola foi utilizando o método de exercícios e revisão. O professor doutorando em Biologia, Eder Souza, aplicou os conteúdos programáticos disponíveis no site da olimpíada, além de relembrar conteúdos dos anos anteriores. Ele reforçou a importância na vida dos estudantes de participar de competições como a OBB.

“Os alunos podem estar sempre competindo e se preparando para os vestibulares, isso é uma grande base para cada um deles, além de abrir suas mentes para outras competições e não só a de biologia”, explicou o professor, que já está preparando o aluno para a etapa final.

A Olimpíada

A OBB é um projeto voltado para estudantes do Ensino Médio organizado pelo Instituto Butantan e apoiado pela Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB), com o objetivo de promover e disseminar conhecimento nas áreas de Biologia.

Aumentando o conhecimento científico dos alunos, melhorando seu senso crítico e fortalecendo as políticas públicas de educação, a olimpíada estimula a difusão de ciência no país envolvendo teorias, temas experimentais, lógica e biologia no cotidiano das pessoas.