Início » Barcelona pode registrar melhor defesa da história das grandes ligas europeias
Esporte

Barcelona pode registrar melhor defesa da história das grandes ligas europeias

Foto: Víctor Salgado/FC Barcelona

Com a vitória por 1 a 0 neste domingo (23), contra o Atlético de Madrid, o Barcelona alcançou 23 partidas sem levar gol em 30 disputadas até aqui no Campeonato Espanhol. O número ajuda a entender por que a equipe de Xavi sofreu apenas 9 gols na competição e pode registrar a melhor defesa da história das grandes ligas europeias (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália) ao final desta temporada.

O recorde vigente em ligas com 38 rodadas foi estabelecido na primeira passagem de Mourinho pelo Chelsea, na temporada 2004-05 do Campeonato Inglês. Naquela campanha, a defesa composta por Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, John Terry, William Gallas e Petr Cech sofreu 15 gols.

Portanto, para pelo menos igualar a marca dos Blues, o Barcelona precisa sofrer, no máximo, seis gols nas oito rodadas restantes de LaLiga. Considerando que a média de gols sofridos dos culés é de 0,3 por partida, o recorde fica nas mãos do clube mesmo se esse índice for de 0,75 nesta reta final.

Maldição?

Na Espanha, o recorde de menos gols sofridos em uma temporada com 38 jogos pertence a duas campanhas: do Depor (1993/94) e do Atlético de Madrid (2015/2016). Os dois times sofreram 18 gols ao longo de todo o campeonato mas, curiosamente, ambos acabaram sem o título da competição.

Apesar da zaga da equipe de Xavi estar fazendo uma temporada praticamente impecável, o ponto frágil da equipe tem sido justamente o Real Madrid. Dos nove gols encaixados pelo Barça até aqui, quatro foram marcados pela equipe merengue. Isso significa que, contra outras equipes, a média de gols sofridos do Barcelona é 0,17 por jogo. Já contra o grande rival, esse índice é 11 vezes pior (2 gols por partida).

De CNN Brasil.