Início » Manifestantes invadem escritório da BlackRock em Paris contra a reforma da Previdência
Geral

Manifestantes invadem escritório da BlackRock em Paris contra a reforma da Previdência

Reprodução CNN

Manifestantes invadiram nesta quinta-feira (6), o prédio que abriga o escritório da BlackRock em Paris, em protesto contra as reformas previdenciárias, uma das maiores gestoras de fundos do mundo.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostraram manifestantes entrando no bloco de escritórios Le Centural, localizado perto da Ópera Garnier, segurando sinalizadores vermelhos e disparando bombas de fumaça.

Cerca de 100 pessoas, incluindo representantes de vários sindicatos, ficaram no andar térreo do prédio por cerca de 10 minutos, entoando slogans anti-reforma. O escritório da BlackRock está localizado no terceiro andar.

“O significado desta ação é bastante simples. Fomos à sede da BlackRock para dizer a eles: o dinheiro dos trabalhadores, para nossas pensões, eles estão levando”, disse Jerome Schmitt, porta-voz do sindicato francês SUD, à afiliada da CNN BFM-TV.

A BlackRock se recusou a comentar.

Protestos em todo o país contra o plano do governo francês de aumentar a idade de aposentadoria para a maioria dos trabalhadores de 62 para 64 já entraram em seu 11º dia. O governo desencadeou poderes constitucionais especiais no mês passado para aprovar a controversa legislação no parlamento sem votação.

Pelo menos 80 pessoas foram presas e 123 policiais ficaram feridos durante os protestos de 23 de março, que viram manifestantes ateando fogo, lançando bombas de fumaça e danificando propriedades. A BlackRock, a maior administradora de ativos do mundo, não participou das reformas previdenciárias do governo.

Com informações da CNN Brasil.