Em matéria publicada pelo jornal O Globo, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, revelou projeto da estatal que pretende explorar petróleo na foz do Rio Amazonas, em poço localizado a 160 quilômetros da costa do Oiapoque, no Amapá e, a 500 quilômetros da foz do rio.
Segundo ele, o objetivo é comprovar a viabilidade econômica e o potencial petrolífero daquela região e, a partir daí, verificar a continuidade do projeto, ou não. Para isso, a Petrobras estima investimentos da ordem de US$ 2 bilhões para a exploração da área.
Essa primeira etapa de conhecimento da região – para verificar sua viabilidade – deve durar cerca de cinco meses. Prates está convencido que essa área tem potencial e, afirmou que, se a ação for bem sucedida, a ideia é desenvolver as reservas de forma integrada a outras fontes de energia, levando em consideração a transição energética segura.
O único problema é que o projeto de Prates pode entrar em conflito com a área ambiental do governo atual e também com ambientalistas de todo o país.
Com informações do Portal ÚNICO.
Adicionar comentário