Como meio de levar conhecimento para os idosos da capital, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), através da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), realizará um ciclo de palestras para os líderes das associações do projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo. A primeira acontece nesta quinta-feira (30/03), na sala da Fundação.
Representantes de todos os grupos de idosos do projeto devem participar do ciclo de capacitação, que é coordenado pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa da Sejusc (Seadpi). O objetivo é capacitar os líderes para que eles possam levar mais conhecimentos para suas comunidades, auxiliando na conscientização dos idosos sobre seus direitos.
A secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, destacou que a ação faz parte de um programa de aprimoramento da pasta.
“Estamos organizando as parcerias e buscando consolidar informações e meios de trabalho, agora começaremos as capacitações com os idosos, que é um público muito ativo, cheio de vontade de melhorar suas vidas e suas comunidades e a Sejusc, em parceria com a FUnATI, está viabilizando as palestras”, explicou a secretária.
O reitor da FUnATI, Euler Ribeiro, disse que a capacitação é para informar a sociedade sobre os direitos da pessoa idosa.
“A FUnATI tem recebido todo o apoio do Governo do Amazonas para fomentar cada vez mais o conhecimento sobre o envelhecimento. As capacitações em parceria com a Sejusc têm sido um sucesso desde o ano passado e este ano estamos disponibilizando novamente profissionais especializados em Gerontologia da FUnATI que irão contribuir com os grupos comunitários de idosos”, disse Euler.
Palestras
Esta primeira palestra terá como tema “Orientações e cuidados bucais para preservar a saúde e garantir qualidade de vida da pessoa idosa”, e será realizada por um profissional especializado em Odontologia. A aula expositiva contará com atividades explicativas, vídeos e artigos para auxiliar o público. Veja abaixo as demais:
- 6 de abril – Relação Interpessoal – Márcia Santoro, mestre em Gerontologia
- 11 de maio – Cerimonial Básico – Iselma Teixeira, cerimonialista
- 15 de junho – Dinâmicas e Danças – Necy Costa, educadora social
- 13 de julho– Violência doméstica contra a Pessoa Idosa: Panorama e definições – secretária executiva da Seadpi.
Adicionar comentário