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Economia

Procon atende mais de 8 mil consumidores no ‘Feirão Limpa Nome”

Durante duas semanas, consumidores puderam negociar e renegociar dívidas com a Amazonas Energia e Água de Manaus

Durante os quinze dias do “Feirão Limpa Nome”, promovido pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AM), foram realizados mais de 8 mil atendimentos. Dívidas com serviços suspensos por falta de pagamento e com juros altos foram as situações mais comuns levadas pelos consumidores amazonenses. A ação garantiu a renegociação de dívidas de consumidores inadimplentes com as concessionárias Amazonas Energia e Águas de Manaus. O feirão foi realizado na sede do órgão, avenida. André Araújo, bairro  Aleixo, zona centro-sul.

O diretor-presidente do Procon/AM, Jalil Fraxe, disse que o feirão atendeu à expectativa da instituição. Segundo ele, das mais de 8 mil pessoas que foram atendidas nessas duas semanas de feirão na sede do Procon/AM, 86% pessoas, conseguiram realizar acordo com as concessionárias Amazonas Energia e Águas de Manaus, com descontos de até 90% com parcelamento. 

“A partir da divulgação da pesquisa do Serasa sobre o número de inadimplentes de serviços básicos no Amazonas, o governador Wilson Lima determinou ao Procon/AM que buscasse o diálogo junto às concessionárias para organizar um feirão para amenizar os impactos de juros, multas e com descontos e parcelamentos das dívidas, sem comprometer o orçamento das famílias. Foi então que buscamos as concessionárias Amazonas Energia e Águas de Manaus. Posso afirmar que, esse foi sem dúvida o maior feirão da história do Procon/AM, com mais de 8 mil pessoas atendidas, e 86% das pessoas conseguiram negociar suas dívidas e resolver problemas,” afirma Fraxe. 

Para a empresa Amazonas Energia, o saldo foi positivo, segundo o coordenador do Núcleo de Prepostos, Pedro Cabral. “O Procon-AM, como um órgão que está sempre próximo dos consumidores, tem a preocupação de sempre nos trazer quais são os anseios da população. Muitas pessoas conseguiram negociar suas dívidas com acordos que conseguirão honrar ao longo dos anos. Ver nosso cliente satisfeito foi uma realização e, por isso, estendemos as condições do Feirão para as nossas lojas até o dia 31 de março”, informou Pedro Cabral. 

Os consumidores que não puderam negociar ou renegociar as suas contas junto a concessionária de energia, podem comparecer nos postos para realizar a negociação com os mesmos descontos e vantagens do feirão em suas lojas do São José, Arena da Amazônia, Cidade de Deus, Cidade Nova, Av. Djalma Batista, Japiim, Rua Major Gabriel e Torquato Tapajós, Rua 10 de Julho, além de todas as lojas no interior do Amazonas. 

O gerente comercial da concessionária Águas de Manaus afirmou que o feirão foi muito importante para a empresa. “A negociação flexível já faz parte da nossa rotina na concessionária. Nossas equipes analisam caso a caso. O nosso maior interesse é sempre pela negociação e que os clientes tenham as melhores condições de pagamento, seja com parcelamentos ou descontos. Por isso, o Feirão Limpa Nome foi muito importante”, disse.

Os consumidores de serviço de água que não comparecerem ao feirão, poderão receber os mesmos descontos e vantagens nas lojas da concessionária Águas de Manaus e nos Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs). 

O Procon-AM reforça, que todos os esforços da equipe, juntamente com as concessionárias, foram feitos para atender com celeridade a toda a população e que estará presente nos postos das concessionárias para orientar os amazonenses até a próxima sexta-feira (31/03).