Início » Saúde do Amazonas realiza mutirão de testagem de IST’s em Manaus
Manaus

Saúde do Amazonas realiza mutirão de testagem de IST’s em Manaus

As autoridades de Saúde do Amazonas realizaram, nesta sexta-feira (24/03), um mutirão de atendimentos de testagem, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, registrado nessa mesma data. A atividade ocorreu na Maloca do Parque das Tribos, localizado no bairro Tarumã-Açu, zona oeste de Manaus.

Esta é uma ação conjunta entre as instituições: Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus, Comitê Estadual de Controle da Tuberculose do Amazonas e Sociedade Amazonense de Pediatria.

Além da busca por pacientes sintomáticos, foram também oferecidos atendimentos médicos, testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis. Houve também ações educativas com a distribuição de panfletos e realização de palestras sobre a doença.

A equipe empenhada na ação foi composta por seis médicos, sendo dois pediatras, e também 15 agentes de endemias e dois enfermeiros que foram de casa em casa, na comunidade Cidade das Luzes, vizinha à comunidade Parque das Tribos, na busca de sintomáticos suspeitos para tuberculose. Ao todo, 300 pessoas foram assistidas na ação.

“Uma ação que faz parte da Campanha de Combate à Tuberculose e que é uma medida de fazermos uma varredura de pacientes suspeitos, mas também de levarmos a importância da prevenção à tuberculose e levar a informação da importância do tratamento da Infecção Latente por Tuberculose”, afirma Lara Bezerra, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose do Amazonas (PECT-AM), integrante da FVS-RCP.

O cacique Ismael Munduruku ressaltou a importância da ação nas comunidades. “Para nossa comunidade, que fica distante da área urbana da cidade, trazer isso para dentro da comunidade é uma coisa muito boa. A comunidade indígena está muito satisfeita, e eu como liderança, agradeço muito, porque já vivi em lugares muito isolados. Essas ações tanto previnem, quanto tratam a tuberculose”, disse.

Campanha de Combate à Tuberculose

A programação faz parte da Campanha de Combate à Tuberculose com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado da doença no Amazonas.

Cenário

Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, a tuberculose é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos.

No Amazonas, em 2022, foram registrados 3.826 casos e 214 óbitos pela doença. Em 2023, 469 casos foram registrados, sendo 295 em janeiro, 166 em fevereiro e 8 em março. Os dados estão disponíveis em painel epidemiológico em: https://www.fvs.am.gov.br/indicadorSalaSituacao_view/126/2.

Ainda no estado, somente em 2022, 1.346 pessoas foram beneficiadas pelo tratamento da ILTB que reduz em até 90% o risco de desenvolver tuberculose doença.