Início » Conselho consultivo aprova por unanimidade relatório anual de gestão do ano de 2022 da FCecon
Destaque Economia

Conselho consultivo aprova por unanimidade relatório anual de gestão do ano de 2022 da FCecon

Relatório será encaminhado para apreciação do Tribunal de Contas do Estado

O conselho consultivo da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), aprovou, por unanimidade, o Relatório Anual de Gestão e Prestação de Contas referente ao ano de 2022 (RAG 2022), nesta quinta-feira (23/03). O relatório será encaminhado para apreciação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).

A reunião do conselho consultivo segue o regimento interno da Fundação, conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 31.951 de 2010.

Participaram da reunião o secretário Executivo da Capital da SES-AM, Jani Kenta; o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, o diretor técnico Marco Antônio Rocha, a diretora administrativo-financeira em exercício, Deuza Maria Nogueira; e representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus), dos servidores da FCecon, da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM).

Avanços

O diretor-presidente Gerson Mourão destacou o início das obras do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu) como um dos avanços do ano de 2022. Anexo à FCecon, o centro será referência para as conizações, pequena cirurgia que trata as lesões pré-malignas no colo do útero, evitando que o câncer se desenvolva.

Outro avanço foi a redução do tempo de espera de 14 para 4 meses para diagnóstico e início do tratamento do câncer no Amazonas, com o Serviço de Diagnóstico de Mama (SDM), numa parceria entre o Estado e a Prefeitura de Manaus. Desde fevereiro de 2022, os SDMs são locais para a realização de biópsias da mama. Antes, as biópsias eram concentradas na FCecon.

O resultado dos exames sai, atualmente, em 40 dias e a paciente diagnosticada com o câncer de mama é encaminhada à FCecon. Na instituição, o tratamento inicia em menos de 60 dias. Com este novo fluxo, foi possível reduzir o tempo de espera.

“Tivemos muitos avanços na Fundação Cecon no ano de 2022, com investimentos do Governo do Estado e iniciativas para melhorias no tratamento oncológico oferecido no Amazonas”, disse Gerson Mourão.

Atendimento

No ano de 2022, a FCecon realizou 1,1 milhão de procedimentos em serviços ambulatoriais e 30 mil procedimentos hospitalares em Oncologia. Foram 2,7 mil cirurgias e 87,7 mil consultas médicas.

A Fundação Cecon também realizou 157,5 mil procedimentos no tratamento ambulatorial não cirúrgico, como radioterapia, quimioterapia e hemoterapia, 83 mil procedimentos de terapia da dor e cuidados paliativos e 633 mil exames de apoio ao diagnóstico.