Início » No Dia Mundial da Escola, ADS destaca participação do Setor Primário na rede pública estadual de ensino
Educação

No Dia Mundial da Escola, ADS destaca participação do Setor Primário na rede pública estadual de ensino

A qualidade do ensino é reflexo de um conjunto de fatores, como a qualificação profissional, material didático-pedagógico compatível, além de boa merenda escolar e infraestrutura adequada, favorecendo o ambiente propício e eficaz ao ensino.

Programas realizados em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto contribuem para um melhor aprendizado

Nesta quarta-feira (15/03) é celebrado o Dia Mundial da Escola, data que homenageia as instituições de ensino responsáveis pela formação educacional da população. Para a garantia da qualidade do ensino público amazonense, o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), executa duas políticas públicas importantes no processo: o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e o Programa de Regionalização de Mobiliário Escolar (Promove), em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas.

A qualidade do ensino é reflexo de um conjunto de fatores, como a qualificação profissional, material didático-pedagógico compatível, além de boa merenda escolar e infraestrutura adequada, favorecendo o ambiente propício e eficaz ao ensino.  

Segundo a diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa, o Preme e o Promove conectam áreas importantes no processo de aprendizagem. “Os programas envolvem educação, setor primário, meio ambiente e sustentabilidade, beneficiando estudantes e produtores rurais. Por meio da aquisição dos produtos direto do agricultor e dos moveleiros, a ADS contribui com esse ciclo educacional e econômico”, disse. 

Por meio do Preme, a ADS é responsável pela aquisição de parte dos gêneros alimentícios, provenientes da agricultura familiar e empreendedores familiares rurais. Para 2023, são 34 itens, entre proteínas e Frutas, Legumes ou Verduras (FLV), que constam na Pauta de Gêneros Alimentícios Perecíveis e integram o cardápio de alimentação escolar, dentro dos padrões exigidos pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), garantindo merenda aos estudantes da rede pública estadual, na capital e interior do Amazonas. O programa existe desde 2009 e, no último ano, beneficiou cerca de 250 mil alunos. 

FOTO: Ruth Jucá/ADS e Euzivaldo Queiroz/Seduc

E o Promove abastece todas as 617 escolas da rede estadual de ensino, das quais 241 estão localizadas na capital e 376 no interior, acolhendo mais de 411 mil alunos neste ano, que usufruem do mobiliário que vão desde o quadro branco, armários e conjunto escolar (mesa e cadeira) ao conjunto de mesa para refeitório. 


Criado há 14 anos, o Programa de Regionalização de Mobiliário Escolar tem sido fortalecido na gestão do governador Wilson Lima, que, desde 2019, injetou mais de R$ 37 milhões. Com o investimento, são geradas oportunidades na cadeia produtiva dos itens confeccionados por moveleiros da capital e interior do Amazonas, que utilizam como matéria-prima a madeira legalizada. 

FOTO: Ruth Jucá/ADS e Euzivaldo Queiroz/Seduc

Para o professor e coordenador de Educação no município de São Sebastião do Uatumã (AM), Francisco Lopes, a entrega desses insumos torna o ambiente escolar favorável ao ensino. “A entrega desses materiais é de extrema importância para a organização do ambiente escolar. Por exemplo, as mesas do refeitório são essenciais e não podem faltar. Os armários são utilitários para os professores organizarem seus materiais em sala de aula; e as demais mesas e cadeiras são todas importantes para o funcionamento da escola”, afirmou o professor. 

Ainda na atual administração pública estadual, foi instituído o Programa de Assistência Familiar (PAF) que, por meio da ADS, garante segurança alimentar aos grupos populacionais em vulnerabilidade social, entre os beneficiados está a Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos, instituição de educação profissional de nível técnico na área agropecuária, qualificando cerca 120 alunos em regime de internato. Além de gêneros alimentícios, a entidade foi beneficiada com oficinas de capacitação técnica.