Início » Últimos dias para inscrição na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Brasil Destaque Educação

Últimos dias para inscrição na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

No Amazonas, todas as escolas da capital já estão inscritas e 95% do interior também já garantiram a inscrição

Encerra na sexta-feira (17/03), o prazo para inscrição na 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As escolas que ainda não se inscreveram podem realizar o processo no site oficial da olimpíada disponível pelo link http://www.obmep.org.br.

Para se inscrever na OBMEP, é necessário que as escolas preencham uma ficha disponível no site, informando o código MEC/INEP e criando uma senha. No regulamento, os representantes das escolas encontrarão todas as informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas para a participação.

Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no ano de 2005, a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), além de receber o apoio para a realização da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Com o slogan principal “Descobrindo novos talentos”, a OBMEP tem o objetivo de contribuir para o estímulo do estudo da matemática no Brasil e promover a inclusão social por meio da infusão do conhecimento, além de buscar melhorar a qualidade de ensino na educação básica. A edição anterior da olimpíada contou com 18,1 milhões de participantes, atingindo 54 mil escolas e 99,78% dos municípios brasileiros. 

No Amazonas, até o momento, todas as escolas da rede pública da capital já realizaram as inscrições. E no interior, 95% das escolas também já garantiram a vaga. 

Nessa reta final do processo, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio da Secretaria Executiva Adjunta Pedagógica – incluindo a Coordenação de Ensino Fundamental (CENF), Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) e a Gerência de Ensino Regular (GER) –  promoveu uma live, com o objetivo de sanar dúvidas de professores e convidados sobre processo de seleção, inscrição e realização da prova da OBMEP.

O professor Disney Douglas, coordenador da olimpíada no interior do Amazonas, e o professor Nilo Sena, mestre em matemática e técnico pedagógico da CENF, foram os apresentadores da live, realizada no Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), que contou com mais de 800 visualizações.


Amazonas

O professor Nilo Sena explicou sobre a crescente participação dos estudantes ao longo dos anos e a preparação desses alunos e das escolas para a olimpíada. 


“Este ano, nós já temos todas as escolas da capital inscritas e cerca de 95% de inscrição das escolas do interior do estado. Fizemos uma live no Centro de Mídias para convocar as escolas que ainda não fizeram a inscrição, para que a realizem. Àquelas que já fizeram, queremos agradecer a participação e desejar que tenham um bom desempenho na OBMEP 2023”, comentou o professor.

A prova é dividida em “Nível 1”, que corresponde ao 6º e 7º ano; “Nível 2”, correspondente ao 8º e 9º ano do Ensino Fundamental; e “Nível 3”, referente ao Ensino Médio. A prova contempla todos os alunos. 

“No ato da inscrição a escola deve informar se o aluno possui alguma necessidade especial, para que seja providenciado e sanar qualquer dificuldade que ele possa ter”, informou o professor Nilo Sena.

Calendário OBMEP 2023

01/02 a 17/03/2023 – Período de inscrição

30/05/2023 – Realização da prova da 1ª fase

Até 12/06/2023 – Envio dos Cartões dos Classificados (*) 

07/10/2023 – Prova da 2ª fase

2022/2023 – Divulgação dos premiados 

(*) O envio dos cartões dos classificados é via aplicativo ou via e-mail, que podem ser encontrados no site do projeto. Até essa data já deve ter sido feita a correção de todas as provas e a classificação dos alunos que terão passado para a 2ª fase.