Início » Empresas investem na formação de profissionais para o mercado de TI
Notícias Corporativas

Empresas investem na formação de profissionais para o mercado de TI

De acordo com estudo da Brasscom, até 2025, setor terá demanda de 797 mil profissionais.

Cada vez mais empresas têm investido recursos para formação de novos profissionais na área de TI, como também para o aperfeiçoamento dos funcionários, diante de uma necessidade crescente do mercado. Um estudo realizado em 2021 pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom) mostra que são formados por ano 53 mil pessoas em cursos com perfil tecnológico, no entanto, a demanda média atual é de 159 mil profissionais da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Também é apontado no estudo que, até 2025, as empresas de tecnologia devem ter uma demanda de 797 mil profissionais por conta do crescimento do setor. Para atender a demanda de profissionais, cursos vêm sendo oferecidos de forma gratuita em diversas regiões do país, inclusive nas cidades do interior, próximas onde as empresas têm suas sedes e parques fabris.

Um exemplo é o que vem acontecendo na cidade de Belo Jardim, localizada no agreste pernambucano. Lá a Baterias Moura investe no desenvolvimento da cidade por meio da capacitação dos jovens com a oferta de cursos para atender as demandas do setor de Tecnologia da Informação (TI).

Para acelerar esta jornada de transformação, foi criado o MouraTech que atua na capacitação de jovens na área TI por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) entre a Moura, a FADE e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

No programa são oferecidos os cursos para a formação de Desenvolvedores capazes de atuar com programação, por exemplo, de sites e aplicativos com duração de 18 meses e carga horária de 452 horas. O acompanhamento dos alunos é feito por meio de três etapas: desempenho ao longo do programa, cumprimento da Trilha de Desenvolvimento e entregas de soluções para o Negócio.