Início » Governo do AM anuncia realização do primeiro implante coclear no Hospital Delphina Aziz
Destaque Manaus

Governo do AM anuncia realização do primeiro implante coclear no Hospital Delphina Aziz

Na ocasião, Wilson Lima lembrou que quando assumiu o governo em 2019, o hospital Delphina Aziz funcionava com apenas 30% da sua capacidade e que, atualmente, após uma série de investimentos, a unidade conta com 100% de sua estrutura apta em funcionamento.

Segundo o governador, o Delphina Aziz será uma unidade hospitalar de referência na altíssima complexidade, com procedimentos que incluirão, ainda, transplantes de rim e fígado

O governador Wilson Lima anunciou que, no próximo sábado (04/03), o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz iniciará o procedimento de implante coclear, inédito na rede pública de saúde do estado. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (1º/03), durante o lançamento do Movimento Estadual Março Lilás.

Na ocasião, Wilson Lima lembrou que quando assumiu o governo em 2019, o hospital Delphina Aziz funcionava com apenas 30% da sua capacidade e que, atualmente, após uma série de investimentos, a unidade conta com 100% de sua estrutura apta em funcionamento.

“A gente vai começar, sábado, o primeiro implante e vai ser em uma criança de três anos de idade. O próximo passo, que vai ser ainda neste primeiro semestre, é o transplante de rim”, explicou Wilson Lima.

O governador lembrou que o Delphina Aziz é um hospital de ponta para procedimentos complexos, dada toda tecnologia que dispõe, e citou que, por esse motivo, durante a pandemia se tornou um hospital referência para o tratamento da Covid-19.

O governador do Amazonas informou que para o transplante de rim já está sendo feito um trabalho preparatório com os pacientes, inclusive junto a associação e familiares e que, já em 2024, começará a ser feito o transplante de fígado, com a aquisição de equipamentos de ponta que permitirão ao paciente menor tempo de internação e recuperação.

“A gente avançou muito nessa questão da tecnologia e também na eficiência do atendimento aos pacientes. Tudo isso faz parte de um projeto que havíamos feito lá em 2018 e que, infelizmente, por conta da pandemia, a gente está começando a executar agora”, ressaltou o governador Wilson Lima.

Paciente e procedimento

O primeiro paciente que passará pela cirurgia de implante coclear no Hospital Delphina Aziz é uma criança de três anos e 11 meses. Ele passará pelo procedimento na manhã de sábado, com previsão de duas a três horas para a sua realização e previsão de alta no mesmo dia.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) disponibilizará o Hospital e Pronto-Socorro da Criança Joãozinho para o atendimento pós-operatório do paciente, caso haja algum tipo de necessidade. Após sete dias, o paciente será encaminhado para retirar os pontos e, após 30 dias da retirada dos pontos, haverá a ativação do aparelho.

Com informações da assessoria.