O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) segue com as ações de capacitação em meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão). A mais recente iniciativa foi no município de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus), na terça-feira (14/02), com a participação de 20 produtores rurais, em mais uma etapa do projeto do instituto, que leva capacitação em todas as etapas da cadeia produtiva.
“Durante esta etapa nós trabalhamos a confecção de caixas e iscas, com uma parte teórica abordando a escolha da madeira; os componentes das caixas: lixeira, ninho sobre ninho, melgueira, a importância de cada uma delas e suas funções; e uma parte prática de confecção de caixas e iscas”, descreveu Igor Graciano, engenheiro agrônomo responsável por coordenar a capacitação.
Ainda conforme Igor, a iniciativa faz parte de um projeto que se iniciou em 2021, focado em cursos de capacitação de abrangem tópicos voltados a todos os aspectos da cadeia produtiva da meliponicultura: confecção de caixas, boas práticas de manejo e comercialização do mel. A ação foi realizada com o apoio da Secretaria de Produção de Rio Preto da Eva.
Meliponicultura
A meliponicultura, quando integrada às demais atividades da propriedade, tem papel fundamental na polinização da maioria das plantas frutíferas e da flora nativa, contribuindo com o aumento da produtividade e produção agrícola. Proporciona também o mel e seus subprodutos, viabilizando a segurança alimentar e nutricional, bem como a geração de ocupação econômica e renda aos agricultores familiares
O Idam tem se focado, por meio de suas Ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), na capacitação de técnicos, beneficiários e multiplicadores, legalização da atividade junto aos órgãos competentes, melhoria da qualidade do mel e seus subprodutos, e o apoio à comercialização.
Adicionar comentário