Início » Por que não usar soda cáustica no desentupimento de canos?
Notícias Corporativas

Por que não usar soda cáustica no desentupimento de canos?

Gleison Pinheiro, diretor da “SOCORRO”, explica quais são os riscos decorrentes do uso de soda cáustica no desentupimento de canos e a qual a técnica apropriada para o problema

Quando se fala em acidentes domésticos por intoxicação, a primeira palavra que vem à mente de muitas pessoas é “criança”. Afinal, ocorreram 1.616 óbitos de pessoas de 0 a 14 anos de idade por conta desses incidentes no Brasil apenas entre 2020 e 2021, sendo 792 óbitos em 2020 e 824 em 2022, segundo dados do Ministério da Saúde registrados pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade Infantil, que integra o DataSUS.

Apesar disso, apenas o Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (SP) atende 8 mil casos de pessoas de diversas faixas etárias por ano na capital. Em média, são 650 atendimentos por mês e 20 por dia. As intoxicações ocorrem por conta do contato de determinadas substâncias com a pele, assim como resultado da inalação ou ingestão de produtos de limpeza, inseticidas e soda cáustica.

A intoxicação pode levar a asfixia, convulsões, diarreia, irritação nos olhos, garganta e nariz, além de salivação abundante, tontura, sonolência e vômito. Por conta disso, os órgãos de saúde alertam que é preciso recorrer ao atendimento especializado com urgência e informar os profissionais de saúde qual foi o agente causador da intoxicação.

Segundo Gleison Pinheiro, diretor da “SOCORRO DESENTUPIDORA” – empresa que presta serviços de desentupidora de esgoto em São Paulo -, é comum que crianças, adultos e idosos sofram acidentes por conta de substâncias como soda cáustica, elemento presente em muitas residências e que é armazenado e utilizado de forma indevida.

“Muitas pessoas utilizam a soda cáustica para fazer o desentupimento de canos, devido ao desespero para solucionar o problema, e no final, sem a devida solução, tendem a recorrer a uma empresa desentupidora”, afirma. “É necessário cautela, pois o uso desse elemento [soda] representa graves riscos para a vida e para a saúde humana”, ressalta.

Pinheiro explica que a soda é um material corrosivo. Por conta disso, para além dos perigos para os próprios moradores, o uso desse elemento para realizar o desentupimento pode levar a diversos danos ao imóvel.

“A soda, embora não tenha força o suficiente para corroer os canos, consegue amolecer o material e danificar toda a estrutura. O morador pode até desentupir o cano, porém pode acabar amolecendo o PVC e prejudicando toda a sua estrutura”, diz ele.

O diretor da SOCORRO destaca que existem diversas práticas usadas entre as pessoas para desentupir canos de forma manual, como o uso de arame e água quente. Porém, o essencial é contar com a ajuda de uma empresa desentupidora, que pode solucionar o problema de forma profissional, oferecendo segurança para a casa e seus moradores.

“Através do serviço de hidrojateamento, o profissional realiza o devido desentupimento de esgotos da forma correta”, diz. “A partir de máquinas que liberam jatos de água de média a alta pressão, é possível limpar e desentupir o local de forma mais rápida e eficiente, o que elimina o risco do contato com elementos como a soda cáustica”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: www.socorrodesentupidora.com.br