Início » Moçambicanos são certificados em Higiene Ocupacional
Notícias Corporativas

Moçambicanos são certificados em Higiene Ocupacional

O governo de Moçambique enviou ao Brasil, em dezembro de 2022, três representantes para a realização de um curso de especialização em higiene ocupacional concedido pela empresa HO Fácil.

O governo de Moçambique enviou ao Brasil em dezembro de 2022, três representantes para a realização de uma especialização em higiene ocupacional concedido pela empresa HO Fácil, ministrado pelo CEO da empresa e higienista Leandro Magalhães (4º Higienista Ocupacional brasileiro com certificação internacional) e outros profissionais do mercado. O objetivo da formação foi preparar os representantes para serem referência na higiene ocupacional em Moçambique e melhorarem as condições dos trabalhadores no país.

A parceria entre o governo de Moçambique e a HO Fácil, que possibilitou a formação, também servirá como base para a criação e fundação de uma nova legislação trabalhista no país, revolucionando as condições dos trabalhadores de Moçambique.

A especialização contém base teórica e prática em todas as áreas da higiene ocupacional, abordando riscos físicos, químicos e biológicos e abrindo uma nova porta para troca de conhecimentos entre Brasil e Moçambique.

“Estamos muito felizes com o treinamento, viemos com algo em mente e estamos recebendo muito mais conhecimento do que esperávamos”, disse Flávia Saíde, chefe do Laboratório de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho, da Inspeção-Geral do Trabalho (IGT) de Moçambique. Além da Flávia Saíde, também foram certificados os alunos Osório Alfeu e Celestino Uamusse no curso presencial.

A higiene ocupacional é uma área que tem por objetivo melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores dentro das empresas, prevenindo doenças ocupacionais, além de garantir a segurança jurídica para os empregadores.

A empresa escolhida pelo governo de Moçambique, HO Fácil, atua no Brasil na formação de higienistas ocupacionais como profissionais especializados no reconhecimento e avaliação de riscos químicos. Uma demanda crescente no Brasil devido às atualizações na legislação trabalhista.