Início » Governo do Amazonas recebe especialistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
Economia

Governo do Amazonas recebe especialistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Visita faz parte do acompanhamento da implantação do novo Prosamin+, executado pela UGPE

Visita faz parte do acompanhamento da implantação do novo Prosamin+, executado pela UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas recebe, de segunda-feira (13/02) a quinta-feira (16/02), especialistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que cumprem na capital amazonense agenda de acompanhamento da implantação do novo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). Denominada de “Missão de Arranque”, esta é a primeira reunião, após a assinatura do contrato de empréstimo com o BID.

O Prosamin+ está em andamento em um trecho do Igarapé do Quarenta, entre as comunidades da Sharp, na zona leste, e Manaus 2000, no Japiim, zona sul, com obras múltiplas de saneamento básico, urbanização, mobilidade urbana e habitação. Ao longo da execução das obras, serão reassentadas mais de 2 mil famílias que moram em áreas de risco de alagação, nas duas comunidades.

De acordo com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, nos quatro dias de missão do BID, as equipes do órgão e da UGPE estarão debruçadas sobre as metas físicas e financeiras, para acompanhamento de todas as fases. “O BID chama de ‘Missão de Arranque’, porque é a primeira após a assinatura do contrato. As áreas de atuação da UGPE e do BID estarão reunidas verificando os documentos de gestão e planejamento, os avanços alcançados e o planejamento para os próximos cinco anos de duração do programa”, observa Campêlo.

A missão é chefiada pelo especialista em Água e Saneamento do BID, Gustavo Mendez, e conta com a participação de outros membros nas áreas Ambiental, Social, Financeira, de Aquisições, de Inovação e Política de Gênero. A reunião acontece de forma híbrida, com participação presencial e também remota.

Na abertura, nesta segunda-feira, as equipes da UGPE apresentaram um panorama da execução do programa por área de atuação, com destaque para os avanços que já foram alcançados, como a contratação de mais de 80% dos serviços previstos e o início do reassentamento. Nos próximos três dias de reuniões, as áreas fins irão se reunir para tratar dos temas específicos.