Início » Crescimento da Indústria 4.0 no AM abre novas oportunidades de formação e emprego
Economia

Crescimento da Indústria 4.0 no AM abre novas oportunidades de formação e emprego

O forte crescimento da indústria 4.0 no Brasil revela uma grande oportunidade de ascensão para os profissionais que atendem a esse perfil, e aponta o caminho para quem ainda está em busca de uma formação que lhe garanta boas oportunidades no mercado.
Dados da recente pesquisa ‘Demandas de Profissionais para o Polo Industrial de Manaus (PIM)’ mostram uma crescente necessidade das empresas locais por profissionais qualificados em áreas como automação industrial, informática e engenharia elétrica, por exemplo.
É nesse contexto que o Instituto Tecnológico Educacional do Amazonas (Iteam) lança, no próximo dia 26 de setembro, a sua primeira graduação em automação industrial, uma das áreas que enfrentam mais dificuldades para encontrar trabalhadores com conhecimentos específicos.
“Essa lacuna no mercado representa uma excelente oportunidade para aqueles que buscam se especializar e atuar em um setor em expansão”, comenta Eliana Cássia de Souza, diretora do Iteam.
Ela destaca que o projeto é fruto de uma parceria com a Rede Multiversa de Educação, e integra práticas inovadoras a metodologias de ponta, diretamente conectadas às demandas PIM. “Iteam e Multiversa compartilham da visão de que a educação deve estar fortemente ligada à prática e à solução de problemas reais do mundo do trabalho. Acreditamos que as instituições formadoras de profissionais precisam entregar ao mercado pessoas capacitadas a contribuir positivamente com as organizações desde o início de sua formação acadêmica,” explica.
A primeira turma da graduação em Automação Industrial do Iteam contará com 40 vagas para um curso de três anos, garantindo que os alunos adquiram as competências necessárias para enfrentar os desafios tecnológicos e industriais tanto no Amazonas quanto em qualquer lugar do Brasil. “Em breve, vamos divulgar o edital do primeiro vestibular no site do Iteam, onde será possível ainda ter acesso ao e-mail e telefone de contato. Mas também trabalhamos sob demanda, ou seja, as empresas interessadas podem solicitar a graduação para seus colaboradores”, frisa a educadora.

Metodologia diferenciada
O que realmente diferencia essa nova graduação das demais oferecidos na região é a metodologia inovadora garantida pela expertise da Rede Multiversa de Educação, validada com sucesso em outros estados onde já atua. “Alunos e professores irão a campo identificar os principais problemas enfrentados pelo setor industrial e, durante a formação acadêmica, trabalharão juntos para desenvolver soluções que possam ser aplicadas diretamente, contribuindo para o mercado de trabalho mesmo antes de formados”, explica Eliana Souza.
Além do ineditismo da metodologia trazida pela Multiversa, o Iteam possui uma ampla rede de parcerias com empresas locais e internacionais, o que garantirá aos alunos do curso de Automação Industrial oportunidades valiosas de estágios e programas de trainee. Essas parcerias são fundamentais para que os alunos possam aplicar os conhecimentos adquiridos em contextos reais, fortalecendo ainda mais a conexão entre a teoria e a prática.
Fundado em 2017, o Iteam rapidamente se destacou no mercado educacional do Amazonas por sua oferta de cursos de capacitação profissional e pós-graduação, com forte ênfase em inovação tecnológica e alinhamento com as demandas da Indústria 4.0. A instituição se diferencia por oferecer cursos gratuitos e especializados que atendem diretamente às necessidades do PIM.
Por outro lado, a Rede Multiversa de Educação traz consigo uma vasta expertise e uma abordagem educacional altamente inovadora, que já tem demonstrado resultados expressivos em outras regiões do Brasil. Seu modelo educacional, baseado em competências e no aprendizado por projetos, coloca o aluno em contato direto com o mercado desde o início de sua formação.
Com a união dessas duas instituições, o novo curso de Automação Industrial no Estado promete não apenas formar profissionais qualificados, mas também redefinir os padrões de ensino superior na região, oferecendo uma formação alinhada às necessidades do mercado e capaz de transformar a realidade educacional e industrial do Amazonas.