Início » David amplia liderança sobre Amom em nova pesquisa para a Prefeitura de Manaus
Destaque Política

David amplia liderança sobre Amom em nova pesquisa para a Prefeitura de Manaus

A nova pesquisa do Instituto de Pesquisa do Norte (Ipen), divulgada na manhã desta segunda-feira (24), revelou que o atual prefeito e pré-candidato, David Almeida (Avante), abriu vantagem para garantir uma das vagas no segundo turno das eleições em Manaus. Na estimulada, David foi mencionado por 35,9% e o atual deputado federal Amom Mandel (Cidadania) é o segundo com 23,8%.

De acordo com a pequisa, caso as eleições fossem hoje, David Almeida (Avante) seria eleito 35,9% dos votos. Na pesquisa anterior do Ipen, publicada em 13 de maio, David tinha 30,5%. No sentido contrário, Amom Mandel (Cidadania) perdeu força em comparação com a pesquisa anterior, segundo o Ipen. Em maio, o deputado federal tinha 27,5% das intenções de voto. Agora soma 23,8%.

A pesquisa mantém o cenário favorável para um segundo turno entre David e Amom. Isso porque os dois aparecem muito à frente dos demais pré-candidatos, sendo os únicos a somarem mais de dois dígitos no percentual de intenção de votos.

Em terceiro lugar no desempenho aparece Roberto Cidade (União Brasil) com 9,3%, em quarto lugar, Capitão Alberto Neto (PL) pontua 6,1%, seguido de Marcelo Ramos (PT) com 5,2%, em sexto lugar Maria do Carmo Seffair (Novo) aparece com 3,3%, seguido por Wilker Barrreto (Mobiliza) com 1,3% e em último lugar Gilberto Vasconcelos (PSTU) com 0,5%.

Veja abaixo o desempenho de todos os nomes consultados pelo Ipen:

Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 5,4% dos entrevistados não souberam responder; 9,2% responderam branco/nulo/nenhum.

A pesquisa ouviu 1 mil eleitores em Manaus de forma presencial, entre os dias 10 e 19 de junho. A margem de erro da consulta é de 3,09%.

A sondagem foi realizada entre os dias 10 e 19 de junho e ouviu mil eleitores em Manaus de forma presencial. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. O registro no TSE Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é AM – 08938/2024. A pesquisa foi encomendada pelo G6, grupo que reúne os sites Amazonas Atual, Blog do Mário Adolfo, BNC, Portal Único, Portal Marcos Santos e Blog do Hiel.

Espontânea

Na indagação ao eleitor sem expor os nomes dos candidatos, David Almeida foi citado por 15,6%, Amom Mandel (7,7%), Roberto Cidade (3,5%), Alberto Neto (2,2%), Marcelo Ramos (1,1%), Mari do Carmo (0,3%), e Gilberto Vasconcelos (0,1%).

Não soube não respondeu foram 63,1% dos eleitores. Brancos e nulos, 4,7%.

Segundo turno

Em cenário de segundo turno, David Almeida alcançou 46% e Amom Mandel, 39,5%. Brancos e nulos – 11,9% e não soube ou não respondeu, 2,6%.

O cenário de segundo turno entre David e Alberto Neto, o prefeito foi citado por 53,9% dos eleitores e o deputado por 25,5%. Na disputa com Marcelo Ramos, David tem 59,3% e o candidato do PT 19,5%.

No cenário de disputa com Roberto Cidade, David Almeida foi citado por 55,2% dos eleitores e o deputado estadual por 25,6%.