Início » Brasil registra 612 mil acidentes de trabalho em 2022
Notícias Corporativas

Brasil registra 612 mil acidentes de trabalho em 2022

Ocorrência de acidentes de trabalho acende alerta para necessidade de implantação de medidas de segurança. Especialista analisa quais estratégias devem ser levadas em conta por indústrias e demais setores

Queda da escada, choques elétricos, cortes ao manusear ferramentas perigosas. O Brasil registrou, em 2022 (ano mais recente com dados completos), 612,9 mil notificações de acidentes de trabalho. Trata-se de um aumento de 7% em relação a 2021. As estatísticas são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), uma iniciativa conjunta entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Estado mais populoso do Brasil, São Paulo respondeu por 34,6% das notificações, o equivalente a mais de 204 mil casos. Minas Gerais aparece em segundo lugar, com uma participação de 10,8% (63,8 mil) em relação ao total.

Os acidentes de trabalho podem ocorrer nos mais variados setores e atividades, como na indústria. João Luiz, proprietário da Sansei Válvulas (distribuidora de produtos de manutenção industrial), afirma que é indispensável que todos sigam as boas práticas de prevenção.

“A conscientização do problema de segurança é algo muito importante nas indústrias. Grande parte pode ser resolvida com a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), à qual as empresas estão aderindo com mais facilidade e empenho”, avalia Luiz.

A SIPAT, como explica o empresário, é um período do ano em que a empresa desenvolve ações de conscientização, orientação e sensibilização dos seus funcionários em relação às boas práticas de segurança. 

Isso inclui treinamentos, palestras e capacitações feitas internamente, que podem abordar assuntos como importância dos equipamentos de proteção individual (EPIs), ergonomia, técnicas de primeiro socorros, manuseio correto das ferramentas de trabalho ‒ ou seja, tudo que envolve a saúde e a segurança no ambiente laboral.

“É preciso que seja feito um mapeamento de uma forma generalizada, conhecer os riscos, elaborar um plano de ação e monitorar os processos com foco na qualidade de vida dos empregados”, declara Luiz. Ele destaca a necessidade de desenvolver o setor de segurança do trabalho e fazer a manutenção preventiva de todos os equipamentos, válvulas e máquinas. 

Luiz ressalta também a importância, nas indústrias, dos sistemas instrumentados de segurança (SIS), que detectam condições de risco, acionam alarmes e, se necessário for, fazem paradas de emergência nas operações de uma unidade de produção. O objetivo, nesses casos, é evitar incêndios, explosões e outros tipos de acidentes que ameacem os trabalhadores. 

Para saber mais, basta acessar: https://sanseivalvulas.com.br/