Início » Semsa reforça importância de suplementação com vitamina A para crianças menores de 5 anos
Manaus Saúde

Semsa reforça importância de suplementação com vitamina A para crianças menores de 5 anos

A Prefeitura de Manaus reforça que a suplementação de vitamina A para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), está disponível nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A oferta da vitamina A faz parte das estratégias para garantir o desenvolvimento saudável do público infantil. Os endereços das unidades que possuem o suplemento podem ser consultados por meio do link: https://farmaciaestoque.manaus.am.gov.br/.

Em 2023, a Semsa registrou a administração de 10 mil e 500 cápsulas de vitamina A em bebês de 6 meses a 11 meses, e 50 mil e 700 cápsulas em crianças de 1 a 5 anos.

A secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, informa que a vitamina A (Retinol e Palmitato) pode ser administrada logo após a criança completar 6 meses de idade, e deve ser feita a cada seis meses, até que a criança complete os 5 anos de vida.

“É muito importante que as crianças recebam essa suplementação, porque a vitamina A é fundamental para a saúde ocular e para fortalecimento das defesas do organismo contra infecções. A carência desse suplemento pode aumentar a vulnerabilidade à cegueira e às diarreias, que em casos mais graves, podem levar ao óbito”, salienta.

O nutricionista do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, Victor Novais Costa, salienta que, ao buscar o serviço, a família precisa apresentar o documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e caderneta de vacinação.

“A família pode buscar o serviço direto na sala de vacina da unidade da saúde, onde será avaliada a caderneta de saúde da criança. Ressaltamos que essa análise também pode ser feita no atendimento com outros profissionais de saúde, que poderão encaminhar a criança para realizar o procedimento”, acrescenta.

Estratégia

Instituído em 2005 pelo Ministério da Saúde (MS), o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A tem o objetivo de prevenir a deficiência da vitamina entre as crianças por meio da suplementação de cápsulas.

Essa estratégia se torna fundamental, uma vez que a suplementação de vitamina A traz inúmeros benefícios para a saúde da criança, como a prevenção de problemas de pele, visão e infecções, e a promoção do crescimento e desenvolvimento infantil adequados.

O nutricionista Victor Novais Costa acrescenta que, apesar de receber a suplementação, as crianças devem manter uma alimentação adequada e saudável, consumindo alimentos ricos em vitamina A, como abacate, ovos, leite, iogurte, queijo, fígado e frutas e vegetais de cor amarelo-alaranjadas, como manga, mamão, cenoura, jerimum, pupunha e tucumã.

“Vale destacar que manter uma alimentação rica com esses alimentos pode prevenir a ocorrência de outras deficiências nutricionais”, sintetiza Victor.