Início » Abrasel e Sebrae lançam cursos grátis para redução de custos
Notícias Corporativas

Abrasel e Sebrae lançam cursos grátis para redução de custos

Qualificação online visa preparar empresários e trabalhadores de bares e restaurantes para atuar de forma mais eficiente e sustentável, contribuindo para melhorar o desempenho dos negócios

Ganhar competitividade, combater desperdícios e ter equipes capacitadas são ingredientes que fazem parte do cardápio dos sonhos de qualquer negócio. Pensando em aumentar a produtividade de bares e restaurantes, a Abrasel, em parceria com o Sebrae, lança novos cursos gratuitos e online para qualificar empreendedores e gestores do setor de alimentação fora do lar. Os vídeos, com duração média de sete minutos, são complementados por e-books para aqueles que desejarem se aprofundar nos temas. Ao final de cada curso, o participante recebe um certificado. Os conteúdos estão disponíveis no site Conexão Abrasel

Já estão disponíveis três cursos desenvolvidos com conteúdo voltado para o dia a dia de quem atua nos bares e restaurantes, adaptado à realidade desses negócios. São eles: eficiência energética (com dicas práticas sobre como otimizar processos e reduzir custos a partir do controle dos custos, do consumo, da geração e da emissão de energia), gestão de resíduos (que traz orientações sobre como combater o desperdício e dar uma destinação mais sustentável ao que é gerado no estabelecimento) e o uso de alimentos de origem, em especial da iniciativa “Do Brasil à Mesa” (com foco no aumento do tíquete médio e ganho de competitividade a partir do investimento em alimentos de produtores locais).  

Ao todo, a qualificação tem sete videoaulas de curta duração com uma metodologia de ensino dinâmica e focada na aplicação prática dos conhecimentos. Os próximos cursos serão lançados em breve, também na plataforma Conexão Abrasel

Dos sete cursos, três já estão disponíveis na plataforma. Para o líder de Desenvolvimento da Abrasel, Lucas Pêgo, a qualificação é uma oportunidade para que os empreendedores estabeleçam uma cultura de eficiência e sustentabilidade em seus estabelecimentos. “Acreditamos fortemente que investir no aprimoramento dos empreendedores do setor de bares e restaurantes em temas ligados à sustentabilidade é fundamental para impulsionar os negócios, ampliando a margem de lucro e estimulando a competitividade entre eles. Ao mesmo tempo, o setor passa a contribuir de forma mais significativa para a preservação do meio ambiente. Com as aulas, estamos não apenas oferecendo conhecimento prático e aplicável, mas também promovendo uma cultura produtiva e sustentável”, afirmou. 

Para Luiz Rebelatto, analista de Competitividade do Sebrae Nacional, os pequenos negócios de alimentação podem se beneficiar significativamente com os cursos que abordam temas de redução de custos com energia, menor desperdício de alimentos e prática adequada de manejo de resíduos. “São capacitações que, por meio do aprendizado de como produzir alimentos de forma consciente e sustentável, são importantes para o meio ambiente e fortalecem a reputação do negócio junto ao público, cada vez mais preocupado com questões ambientais. Também agregam qualidade e valor aos produtos, trazendo um diferencial competitivo”. 

Para fazer os cursos, os interessados devem se inscrever pelo site do Conexão Abrasel. É necessário um CNPJ para participar da formação. Ao final de cada curso, os participantes receberão um certificado assinado pela Abrasel e pelo Sebrae.

Sobre a Abrasel

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar, contribuindo com a construção de um Brasil mais simples de se empreender e melhor para se viver.

Sobre o Sebrae

Ao fomentar o empreendedorismo e apoiar o crescimento das micro e pequenas empresas, que são as grandes geradoras de emprego e renda do país, o Sebrae proporciona a inclusão econômica e social de milhões de brasileiros. A instituição investe em ações e programas de apoio aos pequenos negócios, incluindo os microempreendedores, com foco na formalização, educação empreendedora, inovação, crédito e sustentabilidade.