Início » Lula pede que estados promovam atos no dia 8 de janeiro
Brasil

Lula pede que estados promovam atos no dia 8 de janeiro

Instagram

Além de Brasília, frentes de esquerda falam em levar ao menos 10 mil à Avenida Paulista em São Paulo

Para marcar um ano do 8 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não apenas convocou celebrações em Brasília, mas também solicitou a líderes ligados ao PT e a outros partidos de esquerda a organização de mobilizações regionais para a mesma data.

Um interlocutor do presidente, em conversa com a CNN, destacou a intenção de descentralizar as manifestações pelo país, visando incluir a militância que não pode se deslocar até a capital federal.


Em São Paulo, a responsabilidade foi atribuída à Frente Brasil Popular, com laços estreitos com o PT e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), além da Frente Povo sem Medo, com afinidade ao PSOL.

Os organizadores estimam inicialmente uma participação entre 10 mil e 15 mil pessoas, na Avenida Paulista, próximo ao Masp. Ao longo desta semana, os coordenadores do evento devem se reunir para finalizar a lista de lideranças presentes. O objetivo é que o evento destaque cartazes, faixas e discursos em defesa da democracia.

Lula busca amplificar o tema não apenas em Brasília, mas também em outras capitais e cidades menores, embora a orientação seja concentrar a celebração prioritariamente na capital federal.