Início » SBCBM dá dicas para evitar ganho de peso nas festas
Notícias Corporativas

SBCBM dá dicas para evitar ganho de peso nas festas

Pesquisa do The New England Journal of Medicine aponta que as pessoas tendem a ganhar 2 kg durante as festas de fim de ano, mas emagrecem apenas 1,5 kg depois

Com a chegada das festas de final de ano, as tradicionais confraternizações, encontros com amigos e ceias em família se tornam cenários propícios para exageros alimentares, o que pode impactar negativamente aqueles que buscam perder peso, lidam com doenças associadas à obesidade, como diabetes e hipertensão, ou que estão em pós-operatório da cirurgia bariátrica.

Este foi o tema de uma live para pacientes que aconteceu nas redes sociais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). O programa na íntegra pode ser assistido aqui.

O presidente da SBCBM, Antônio Carlos Valezi, ressalta a importância do planejamento alimentar durante as festas. Ele destaca que é normal as pessoas desejarem uma “recompensa” pelo ano exaustivo, mas enfatiza a necessidade de moderação. 

“É comum as pessoas almejarem uma ‘recompensa’ pelo ano desgastante e acabarem permitindo que o lado emocional predomine. No entanto, é viável estabelecer um planejamento alimentar para garantir que todo o esforço de um ano não seja comprometido durante as festas de final de ano”, esclarece o cirurgião.

Valezi aconselha, tanto para pacientes submetidos à cirurgia bariátrica quanto para aqueles que buscam perder peso, a adoção de moderação nesta temporada.

“Indivíduos com histórico de sobrepeso e obesidade devem discernir entre o que é ‘fome’ e o que é ‘vontade de comer’. A obesidade é uma condição crônica, mas tratável, e o aspecto psicológico exerce uma influência significativa no controle do paciente”, explica Valezi.

Sem terrorismo nutricional 

A nutricionista Cintia Taglieri destaca a importância de participar e confraternizar, sugerindo que os pacientes escolham com sabedoria o que desejam experimentar nas festas.

“A minha dica é não cabe tudo que tem na mesa de Natal, então ele focar naquilo que ele quer experimentar, que ele acha mais gostoso, que tem a cara de Natal para ele, come um pouquinho, mata a vontade, respeita o seu estômago e depois volta para rotina normal”, comenta Cintia.

Foco em boas escolhas

A cirurgiã bariátrica Ana Carolina Moreira destaca que o período de férias pode ser um aliado, permitindo mais tempo para planejamento e escolhas conscientes. Ela enfatiza a importância de não abrir mão totalmente do exercício físico.

“Ao mesmo tempo que esse período de férias pode atrapalhar, ele também pode ser um grande aliado com mais tempo de planejamento. Colocar rotina de sono, de exercício físico em dia e reforçar o que está bom e bacana. As privações nesta época são na verdade trocas. O paciente não precisa ceder o tempo todo, não precisa comer um de cada no café, no almoço, no jantar todos os dias. Ele precisa se conhecer e ser capaz de fazer boas escolhas”, reforça a especialista em obesidade e cirurgiã bariátrica.

Rotina de exercícios pode ser adaptada

O profissional de Educação Física, Juan Ferreira, ressalta a importância de manter o cuidado com a saúde, mesmo durante as festividades e nas férias, sugerindo adaptações na rotina de exercícios e a busca por eventos que envolvam algum tipo de atividade física.

“Acordar mais cedo pode ser uma possibilidade que irá permitir não sair do eixo e ajudar a cumprir com suas obrigações antes do lazer. Pode passar a treinar duas ou três vezes de uma forma mais moderada. Alternar a musculação muito intensa com um exercício mais leve. Transformar uma atividade física em um evento, convidar amigos e familiares para uma caminhada no parque, por exemplo”, diz Ferreira. “Se ‘chutar o balde’, tem que correr logo e buscar”, brinca o personal trainer.