Início » Displays interativos geram benefícios em salas de aula
Notícias Corporativas

Displays interativos geram benefícios em salas de aula

Ferramentas tecnológicas são aliadas para melhorar a qualidade do ensino nas instituições

A tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais importante na educação, transformando a maneira como os alunos aprendem e os professores ensinam. Uma das inovações nesse contexto é o uso de displays interativos em salas de aula, incluindo conceitos como a gamificação.

Espera-se que a inclusão de jogos na aprendizagem do ensino tenha um crescimento de 15,4% de 2019 a 2024, segundo o Metaari. Entre as razões, está o fato dela ter se mostrado uma estratégia eficaz para aumentar a motivação e o engajamento dos alunos, além de facilitar a assimilação do conteúdo, tornando o ensino mais efetivo e duradouro.

Segundo esse estudo científico, os alunos que tiveram um ensino baseado em gamificação aumentaram seu desempenho em até 89,45% em comparação com aqueles que receberam apenas palestras.

Existem diversas opções de displays interativos disponíveis no mercado. Há ferramentas, como mencionadas anteriormente, que se destacam e auxiliam a experiência de ensino e aprendizagem. Por isso é interessante conhecer algumas vantagens da aplicação dessa tecnologia.

  1. Interatividade aumentada

A ferramenta oferece uma experiência de ensino mais envolvente, permitindo que os professores interajam de forma dinâmica com os alunos. Com a capacidade de tocar, escrever e desenhar diretamente na tela, os educadores podem criar aulas mais atrativas.

  1. Recursos multimídia avançados

Equipados com artifícios de última geração, como suporte a vídeos de alta definição e áudio de qualidade, os aparelhos permitem que os professores compartilhem diferentes tipos de conteúdo, desde materiais educacionais até apresentações interativas. Os alunos podem aprender de maneira mais imersiva e visual, o que ajuda a reter informações de forma mais eficaz.

  1. Acesso à internet e recursos digitais

Com conectividade, o display interativo favorece acesso a recursos digitais em tempo real. Isso inclui enciclopédias on-line, bases de dados de pesquisa e ferramentas educacionais.

  1. Colaboração e aprendizado em grupo

A função de tela dividida da tecnologia possibilita a colaboração entre os estudantes. Eles podem trabalhar em projetos em grupo, compartilhar ideias e solucionar problemas de maneira mais eficaz. Isso promove habilidades sociais, como trabalho em equipe e comunicação.

  1. Redução do uso de papel

O equipamento também contribui para a sustentabilidade ambiental, pois reduz a necessidade de materiais impressos. Os educadores podem distribuir insumos digitais e os alunos podem tomar notas diretamente na tela, eliminando a necessidade de cadernos e folhas de papel.

  1. Flexibilidade no ensino

O display interativo ainda oferece flexibilidade aos professores, permitindo que adaptem rapidamente o conteúdo às necessidades dos alunos. Eles podem alternar entre diferentes aplicativos, recursos e mídias para garantir que as aulas sejam relevantes.

O uso desse avanço tecnológico nas salas de aula pode oferecer benefícios para melhorar a qualidade da educação. À medida que a tecnologia continua a evoluir, a integração de soluções interativas se faz presente para criar ambientes de aprendizagem mais dinâmicos.

*Por Amanda Nakaiama, executiva de canais LED & Displays na Hikvision