Início » Barretos firma PPP para crescer como cidade inteligente
Notícias Corporativas

Barretos firma PPP para crescer como cidade inteligente

Cidade recebe projeto para desenvolvimento da iluminação pública e do sistema de telecomunicações

A Prefeitura de Barretos (SP), município localizado a 430 km de São Paulo, encaminhou a implementação de um projeto que tornará o local mais iluminado, mais conectado e mais sustentável. Foi necessário um ano e meio de estudos de viabilidade, desenvolvidos pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), antes que saísse o resultado da licitação: a empresa vencedora do processo ganhou a concessão para operar a iluminação pública e o sistema de telecomunicações que será implementado pelos próximos 25 anos.

O IPGC desenvolveu o projeto, que consiste, primeiramente, na troca de toda a iluminação pública da cidade. Ao todo serão 23.615 lâmpadas de vapor de sódio substituídas por LED, que oferecem maior luminosidade e durabilidade. O resultado imediato é o aumento da segurança e mais economia para os munícipes. Mas as ações para a segurança não vão ficar só nos postes de luz. A previsão é de que sejam instaladas também 40 câmeras de videomonitoramento pela cidade, que fornecerão mais informações às Polícias Civil e Militar.

“Barretos é uma cidade turística, que atrai cerca de um milhão de pessoas todos os anos para o seu festival, que carrega tradição e fama internacional. Esse fluxo de turistas acaba exigindo uma atuação mais efetiva da segurança pública, e os investimentos em iluminação e em monitoramento vão contribuir muito para isso”, observa Leonardo Santos, presidente do IPGC.

Além das melhorias no campo da segurança, a cidade também vai ganhar mais conectividade. A previsão é de que sejam implantados mais de 80 quilômetros de cabos de fibra óptica para levar internet de alta velocidade a todos os 151 prédios públicos existentes no município, incluindo escolas, hospitais e postos de saúde e setores da administração. No entanto, a população geral também vai ser contemplada. O projeto, elaborado a partir de parceria público-privada (PPP) prevê a disponibilização de 28 pontos de internet gratuita.

Por fim, a cidade vai receber também uma microusina solar fotovoltaica, capaz de gerar 5,52 Megawats-pico, o suficiente para fornecer energia limpa a todos os edifícios públicos de Barretos. “É um grande processo de inovação pelo qual a cidade está passando. Num médio prazo, teremos uma nova história para contar, porque é uma transformação nunca antes vista em Barretos. As soluções através das PPPs são um caminho sem volta, porque viabilizam projetos que sozinhos os municípios não conseguiriam arcar. A realidade passará a ser outra completamente diferente para a população”, conclui o líder do IPGC.

O projeto foi recém analisado e aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o qual auditou todos os documentos e o processo administrativo que culminou nesta parceria. Agora, o próximo passo é a fase de implantação.