Início » Ilhéus espera receber meio milhão de turistas neste verão
Notícias Corporativas

Ilhéus espera receber meio milhão de turistas neste verão

Cenário remake de novela da Globo espera receber meio milhão de turista no verão 23/24

No primeiro trimestre deste ano, o turismo na Bahia registrou um aumento significativo de 15,5%, comparado ao mesmo período do ano anterior. Essa expansão, a segunda maior desde 2011, segue o crescimento de 35,7% em 2022. Os resultados contribuíram positivamente para o índice nacional, que teve um avanço de 10,8%. Os números foram extraídos da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) e fazem parte do Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia. O relatório foi divulgado nesta quarta-feira (26) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em colaboração com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur).

A espera é que Ilhéus receba meio milhão de turistas na alta temporada do verão 2023/2024, segundo o levantamento feito pela prefeitura da cidade. A cidade também foi escolhida para ser o cenário das gravações do remake da novela ‘Renascer’, da TV Globo, que inclusive no feriado de 12 de outubro registrou 100% de ocupação.

Para dar uma visão do mercado sobre como anda o turismo na Bahia e em Ilhéus e explicar esse segmento, o CEO da Ilhéus Passeios, Luís Fernando Ferreira de Carvalho responde algumas perguntas.

Como os passeios em Ilhéus podem proporcionar uma experiência única para os turistas, destacando os principais atrativos e destinos recomendados?

Luís Fernando: “Em Ilhéus, a experiência única para os turistas vai além das praias e cachoeiras, como as paisagens de seus mirantes e as cômodas águas de seu Balneário. Além desses destinos naturais, a cidade revela sua história através das visitas às fazendas de cacau, proporcionando uma imersão na rica cultura cacaueira da região. Cada passeio é uma oportunidade de explorar não apenas a beleza natural, mas também os vestígios do passado e a tradição do plantio de cacau, que moldaram a identidade da cidade”.

Quais são as opções de passeios mais populares em Ilhéus e como eles contribuem para a promoção do turismo na região?

Luís Fernando: “As opções de passeios mais populares proporcionam uma experiência única que destaca a diversidade natural e cultural da região. As praias do Cururupe e Olivença encantam os turistas com suas areias douradas e ondas convidativas, enquanto as cachoeiras da Lagoa encantada oferecem ótimos refúgios. A imersão na história local, aliada às visitas às fazendas de cacau, enriquece a jornada dos turistas, proporcionando não apenas lazer, mas também uma compreensão mais profunda da identidade e tradições de Ilhéus. Esses passeios não apenas atraem visitantes em busca de experiências autênticas, mas também desempenham um papel importante na promoção do turismo, fazendo de Ilhéus como um ótimo destino e culturalmente enriquecedor”.

De que forma a cidade de Ilhéus busca inovar e oferecer novas experiências nos passeios, atraindo diferentes públicos para o final do ano?

Luís Fernando: “A princípio a cidade está constantemente inovando e encantando seus visitantes, especialmente no final do ano, oferecendo experiências únicas que atraem diversos públicos. A cidade investe em roteiros que vão além das belezas naturais, incorporando eventos culturais, festivais gastronômicos e atividades interativas. Ao integrar elementos como a história do cacau, que é bastante forte, as praias e eventos festivos, Ilhéus cria um ambiente acolhedor que cativa turistas de todas as idades e interesses, proporcionando momentos memoráveis para encerrar o ano com charme e felicidade”.


Para saber mais sobre Ilhéus, basta acessar www.ilheuspasseios.com.br