Início » Puma lança campanha em referência a novo recorde de Neymar
Notícias Corporativas

Puma lança campanha em referência a novo recorde de Neymar

Para homenagear o jogador, que ultrapassou Pelé no ranking de artilheiros com a camisa da seleção brasileira, a marca lançou linha de chuteira que foi distribuída para pessoas próximas ao atleta; para analista de marketing, esse tipo de campanha é um exemplo de uso de storytelling para engajar consumidores

Muito foi noticiado sobre a partida das eliminatórias da Copa do Mundo, ocorrida em 8 de setembro, entre as equipes de Brasil e Bolívia, na qual o atacante Neymar tornou-se o maior artilheiro da seleção brasileira, de acordo com os critérios da Fifa (Federação Internacional de Futebol), entidade que rege o futebol mundial.

Ao marcar seu 78º gol pelo escrete nacional, Neymar ultrapassou Pelé, que possui 77 tentos anotados em partidas oficiais pelo Brasil. Assim, em homenagem ao jogador por alcançar a marca histórica, a Puma, patrocinadora do atleta, resolveu produzir uma chuteira personalizada denominada NJR78 Future.

A chuteira, branca com ícones na cor dourada, teve ao todo 78 pares, que foram ofertados de presente a 78 pessoas, selecionadas pelo próprio Neymar, que o influenciaram durante a carreira, entre familiares, amigos, companheiros de clube, treinadores e lendas do futebol brasileiro. Ela foi acompanhada de um certificado de autenticidade assinado pelo craque e não será colocada à venda. Para presentear um fã, o jogador sorteou um dos pares durante uma competição especial realizada nas redes sociais.

Segundo a analista de marketing Maria Bethânia Ferreira, é natural que alguns marcos na vida de determinadas personalidades sejam aproveitados pelas empresas para se promoverem, beneficiando-se da notoriedade do fato na mídia e do interesse da audiência. “Quando há sinergia entre o produto e a personalidade, a campanha se torna mais efetiva. E quando há como pano de fundo um evento ou causa maior, o storytelling da campanha é ainda mais atrativo”, comenta.

Na avaliação da especialista, essa campanha da Puma em homenagem a Neymar não é apenas uma oportunidade pontual para associar a marca ao jogador. Ferreira destaca que a relação entre ambos se estabeleceu em 2020, quando a marca passou a patrociná-lo. 

“Quando há uma relação de fidelização entre uma personalidade e uma marca, os valores e as qualidades de um se unem aos do outro, e ambos formam na memória do consumidor uma espécie de simbiose, o que faz com que as campanhas tenham muito mais impacto”, afirma.

Ferreira, que tem experiência em desenvolvimento, implantação e gestão de campanhas de incentivo e reconhecimento, destaca que, para garantir seu valor, uma marca precisa ser reforçada na memória dos consumidores. “O fortalecimento de marca que esse tipo de campanha pode gerar é sem dúvida considerável”, revela.

A especialista explica que, além da grande visibilidade que a marca atinge por estar associada a um personagem com tanto destaque na mídia como Neymar, a excelência do jogador pode refletir-se de alguma maneira no produto que ele está promovendo.

A analista de marketing defende que esse tipo de campanha é capaz de gerar valor tanto para a marca quanto para a estrela da campanha. “As campanhas de marketing são uma via de mão dupla, pois também é benéfico para a imagem do artista estar associado a uma grande marca”, revela.

Ferreira afirma que os investimentos feitos pela marca para criar um conteúdo de boa qualidade, expandir o alcance da campanha e vincular-se a um maior número de mídias acabam por conferir à estrela da campanha maior relevância social e aumentar sua popularidade. “Com isso, as chances de ela ser chamada para outros trabalhos também aumentam”, conclui.