Início » EntrePay expande ecossistema de empresas e reforça posição
Notícias Corporativas

EntrePay expande ecossistema de empresas e reforça posição

Foco está em soluções que gerem competitividade aos clientes e permitam a inclusão financeira de não bancarizados e sub-bancarizados

Administrar uma empresa é um exercício que envolve desafios logísticos, tributários e operacionais, entre outros. Quanto mais apoio o empreendedor puder obter, maiores são as suas chances de ser mais competitivo e prosperar. Isso vale também para meios de pagamentos. Com quase 20% dos brasileiros sem conta em banco (dado do Banco Central), as empresas necessitam de um ecossistema que disponha de inúmeras soluções, para os mais variados tipos de clientes.

Ecossistemas de negócios costumam reunir um conjunto de empresas, de diferentes especialidades, em geral complementares, interconectadas através de parcerias, sociedades, organizações ou mesmo indivíduos, que compartilham recursos, competem e interagem dentro de um determinado setor ou indústria. Dessa forma, influenciam e moldam o funcionamento do mercado.

Atenta a essa demanda, a EntrePay, empresa especializada em soluções de pagamento do Grupo Entre Investimentos, está criando um ecossistema de negócios com a aquisição de novas empresas para ampliar a oferta de serviços e reforçar a capacidade de antecipação de recebíveis dos clientes.

Segundo a empresa, as novidades têm foco na inclusão financeira de pessoas não bancarizadas e sub-bancarizadas, principalmente no Nordeste e no Norte. Nessas regiões, a empresa já atende clientes como Banco do Nordeste, Digimais e Telefônica, através das quais pretende oferecer uma série de produtos e serviços. A lista inclui desde seguros, consórcios, títulos de capitalização, crédito, microcrédito e financiamento para estabelecimentos comerciais, até publicidade e correspondente bancário.

Focada no mercado B2B (entre negócios, em tradução livre), a EntrePay não atua diretamente com suas maquininhas no mercado. Em vez disso, habilita outras empresas a atuarem com marca própria em meios de pagamentos, dentro do conceito de one stop shop. Com o ecossistema, a EntrePay espera se tornar mais atrativa e fortalecer a parceria com os subadquirentes.

No ritmo atual de expansão, a expectativa da empresa é atingir 130 mil pontos de venda até o fim de 2023. “O propósito da EntrePay é estar entre empresas e pessoas para criar um ambiente de negócios por meio de soluções dinâmicas, fáceis e transparentes”, afirma Antonio Freixo, sócio da Entre Investimentos e CEO da EntrePay.

Entre as soluções citadas pelo empresário, estão o carriers billing (modalidade de pagamento que permite vendas com a cobrança na conta telefônica), empréstimos, contabilidade, transferências, agenda de pagamentos, recarga de celular, seguros, pagamento com QR Code, gestão de lojas e restaurantes e investimentos.

Soluções como o carrier billing, por exemplo, permitem que comerciantes clientes de empresas parceiras da EntrePay vendam produtos digitais que serão cobrados, depois, na conta telefônica.

Para este ano a empresa tem como metas alcançar os R$ 14 bilhões em antecipação de recebíveis e intermediar R$ 60 bilhões em volume total de pagamento (TPV, na sigla em inglês), através dos diversos meios que oferece.

A antecipação de recebíveis é uma modalidade de crédito de alta liquidez. Conforme o Banco Central, ela permite a troca de créditos futuros, como vendas a prazo, duplicatas, carnês ou cartões de crédito, por crédito imediato, para capital de giro. O valor recebido à vista é inferior ao que seria recebido no prazo original. Mas, em geral, é mais prático e vantajoso que um empréstimo bancário para pequenos e médios comerciantes.

Segundo Anderson Santana, diretor comercial de produtos e operações da EntrePay, os esforços da empresa têm sido todos no sentido de dar força aos clientes e parceiros, oferecendo a eles soluções que garantam eficiência e escala, com agilidade, para aumentar a rentabilidade.

“A EntrePay tem o compromisso de transformar a indústria de meios de pagamento no Brasil. Queremos reduzir a cobrança de taxas e ampliar a oferta de serviços financeiros baseados em tecnologia e totalmente customizáveis”, afirma o executivo.

Na prática, diz Santana, isso significa que a empresa permite que os clientes “pluguem” produtos e serviços financeiros de acordo com as necessidades de seus negócios. “A ideia é democratizar o acesso aos serviços para que as empresas possam se tornar mais inovadoras e competitivas”, afirma.

Negócios adquiridos

Em linha com a estratégia de reforçar a capacidade de antecipação de recebíveis, o grupo adquiriu uma série de negócios e criou o ecossistema Entre. A lista inclui as operações do portal da revista Istoé, Pmovil, Wealth Money e Linked Gourmet. Cada uma delas agrega à Entre e aos seus clientes uma nova opção de serviços e produtos.

O portal da Editora Três, que inclui as edições digitais das revistas IstoÉ e IstoÉ Dinheiro, entre outros títulos, foi adquirida pela Entre Investimentos, controladora da EntrePay, em leilão judicial, em julho de 2022. Ela é responsável pelo conteúdo jornalístico de títulos como IstoÉ e IstoÉ Dinheiro no meio digital.

A Wealth Money é uma startup de empréstimos P2P, ou seja, entre pares. Faz a ponte entre pessoas que querem emprestar dinheiro, sem passar por um banco, e quem precisa do crédito, mas não quer ou não pode encarar as taxas cobradas pelos grandes bancos. Dentro do ecossistema da EntrePay, os empréstimos P2P serão mais uma alternativa de crédito para os usuários finais das maquininhas, clientes das empresas subadquirentes parceiras.

Dedicada ao desenvolvimento de aplicações tecnológicas, por sua vez, a Pmovil atua como integradora, em parceria com as operadoras de telefonia de toda a América Latina. É ela a dona da tecnologia que permite que a fatura da venda de produtos venha em contas de celular ou seja descontada dos créditos pré-pagos.

A Linked Gourmet é uma startup de automação com foco no segmento de alimentação, um dos mais complexos e fragmentados do varejo, mas também o que oferece as maiores oportunidades. Seu carro-chefe é um software de operação e gestão que atende estabelecimentos de todos os tamanhos e tipos.

Com toda a movimentação e a estratégia em ritmo acelerado, a expectativa de EntrePay é a de dobrar o número de subadquirentes ativos em sua rede.

Texto originalmente publicado em https://istoedinheiro.com.br/entrepay-expande-ecossistema-de-empresas-e-reforca-posicao-no-mercado-de-meios-de-pagamentos/