Início » Especislistas abordam mecanismos de governança de práticas ESG para o saneamento
Notícias Corporativas

Especislistas abordam mecanismos de governança de práticas ESG para o saneamento

O tema será abordado durante a 34º edição do Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023, que acontecerá de 3 a 5 de outubro, no Expo Center Norte/SP. Na ocasião, especialooistas de empresas financiadoras que atuam no mercado brasileiro vão compartilhar informações para o desenvolvimento de projetos.

A programação deste 34º Encontro Técnico da AESabesp/Fenasan 2023 vai dar espaço para tratar sobre o tema “Avaliação de parâmetros ESG: insights sobre a visão dos financiadores para as empresas de saneamento”. O evento de saneamento e meio ambiente é uma realização da Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp e acontecerá de 3 a 5 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.

O Painel 5 ocorrerá no dia 5, último dia da realização, das 15h40 às 16h40, na sala Cantareira 2. A coordenação é de Ester Feche Guimarães, diretora Socioambiental e Cultural da AESabesp.

Segundo Ester, apresentar os mais recentes mecanismos de governança e impulsionamento de práticas ESG é um desafio para o setor de saneamento, considerando os diferentes patamares que se encontram as empresas no tema e a diversidade de metodologias de avaliação concorrentes nessa arena. Para contribuir com este tema fundamental para o desenvolvimento sustentável do saneamento, a executiva conta que foram convidados: Virgínia Tavares Ribeiro, superintendente de ESG da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que vai participar na qualidade de moderadora; e os especialistas Luzia Hirata, responsável pela área ESG do Santander Asset Management; Frederico de Mariz, Head of ESG Advisory for UBS in Latin America – UBS Global Banking; e Luisa Vasconcelos, Head de Negócios ESG do Itaú BBA, na qualidade de palestrantes.

Entre os pontos de destaque deste Painel 5, Ester considera o fato de que os especialistas são representantes de algumas das maiores entidades que estão avaliando o tema como referência no país. “Nós queremos que todos os profissionais do saneamento possam se envolver nesse importante momento, para conhecer melhor, por exemplo, como aqueles potenciais investidores e financiadores dos nossos projetos estão nos avaliando nas práticas ESG. Destacando que somos vocacionados nas práticas socioambientais e temos avançado em governança, mas sabemos que há mais nesta trajetória buscamos organizar uma mesa de especialistas para o Encontro Técnico”, ressalta.

Vitrine e ponto de encontro

O congresso e a feira dão espaço para mostrar que o saneamento ambiental desempenha um papel fundamental para o nosso futuro no planeta, pois está diretamente ligado à qualidade de vida das pessoas, à preservação dos recursos naturais e, consequentemente, à perenidade dos bens e serviços atrelados ao setor, cujas demandas são prioritárias na agenda brasileira em busca da universalização do acesso aos serviços de água e esgoto até 2033.

Para fortalecer a transversalidade que o saneamento tem com todas as áreas ligadas à sustentabilidade, nesta edição, a Fenasan terá seu espaço expositivo ampliado e integrado à feira Waste Expo Brasil, que possui foco em serviços, máquinas e equipamentos para a gestão dos resíduos sólidos.

Com um público tradicionalmente de 22 mil visitantes e alinhada aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU, e aos conceitos de ESG, a edição 2023 traz como tema central o “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável” visando ampliar o diálogo em torno das questões de saneamento ambiental, meio ambiente e sustentabilidade e promovendo o compartilhamento de conhecimento altamente qualificado.

A Fenasan 2023, como polo de negócios e oportunidades de networking, tem por objetivo a promoção e divulgação do desenvolvimento tecnológico do saneamento e de produtos empregados em sistemas de tratamento de água, adução e abastecimento e sistemas de coleta, tratamento de esgotos, drenagem e disposição final de resíduos e demais ações do saneamento ambiental.

Painéis e Mesas

Com 12 mesas redondas e 6 painéis de discussão, contemplando temas universais e que estão na pauta das principais empresas, entidades e profissionais do setor, esta edição do congresso reunirá especialistas e profissionais, como engenheiros, químicos, biólogos, técnicos, pesquisadores, estudantes, gestores e empresários que atuam no saneamento ambiental e, de forma geral, todas as pessoas interessadas no avanço da aplicação dos conhecimentos da engenharia e das inovações tecnológicas no setor, com participação de congressistas, visitantes da Feira e as mais renomadas empresas da cadeia produtiva do saneamento: fabricantes, distribuidoras e prestadoras de serviços do mercado.

A programação completa pode ser acessada neste link: https://fenasan.com.br/programacao/

Serviço:

34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023 – “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável” – de 3 a 5 de outubro

Painel 5 – “Avaliação de parâmetros ESG: insights sobre a visão dos financiadores para as empresas de saneamento”

Quando: dia 5 de outubro, das 15h40 às 16h40

Onde: Sala Cantareira 2 , Pavilhão Branco – Expo Center Norte, em São Paulo, capital.

Onde: Pavilhão Branco – Expo Center Norte, em São Paulo, capital.

Visitação às feiras: gratuita

Para mais informações e inscrições, basta acessar: https://fenasan.com.br/