Início » WeCann Summit aborda a Medicina Endocanabinoide
Notícias Corporativas

WeCann Summit aborda a Medicina Endocanabinoide

Evento, direcionado para médicos, será realizado nos dias 24 e 25 de novembro, em Campinas (SP). Inscrições já estão abertas e podem ser realizadas enquanto tiverem vagas

A cada dia, a ciência, por meio de pesquisas, traz análises sobre a segurança e o potencial terapêutico do uso da cannabis medicinal no manejo dos mais variados tipos de doenças, como dor crônica, epilepsia, esclerose múltipla, autismo, Alzheimer, Parkinson, sintomas frequentemente associados ao câncer como náuseas, vômitos, inapetência e, ainda, outros problemas que também, atingem a qualidade de vida de milhares de pessoas, como a insônia e a ansiedade. Com isso, a demanda de pacientes vem seguindo crescimento exponencial: de acordo com o 4º boletim trimestral do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária, divulgado em janeiro, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a importação de produtos derivados de cannabis por pessoa física resultou em 79.993 pedidos deferidos no ano de 2022, representando quase o dobro do ano anterior.

Diante do cenário, o aprofundamento médico na questão se faz cada vez mais necessário. Com objetivo de contribuir com os avanços, a WeCann Academy – comunidade internacional e centro de formação em Medicina Endocanabinoide – realiza o WeCann Summit 2023, nos dias 24 e 25 de novembro, no Royal Palm Hall, em Campinas (SP). O evento tem como propósito compartilhar conhecimento técnico com embasamento científico sobre o uso medicinal da cannabis, visando quebrar paradigmas na comunidade médica e ampliar o acesso seguro e assertivo às terapêuticas baseadas no sistema endocanabinoide.

Em dois dias de imersão, serão mais de 30 palestras com a presença de referências nacionais e internacionais no assunto, participação de mais de 1.500 médicos, além de feira de exposições, com a apresentação de empresas e indústrias do mercado. As vagas são limitadas e médicos de variadas áreas, além de acadêmicos de Medicina, podem se inscrever no site do WeCann Summit 2023.

O evento será realizado em cooperação técnica com a IACM (International Alliance for Cannabinoid Medicines), sociedade científica conhecida mundialmente pela disseminação do conhecimento sobre cannabis medicinal existente atualmente no mundo, sendo essa uma das primeiras iniciativas apoiadas pela instituição na América Latina.

Durante o WeCann Summit, também será apresentado o inédito Mapa de Evidências de Cannabis Medicinal, com o objetivo de facilitar o acesso completo e imparcial às evidências científicas disponíveis. O estudo e análise do Mapa foi realizado em parceria com o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) e o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), responsável pela democratização do acesso e uso de informação baseada em evidência científica da Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). As equipes técnicas da WeCann, CABSIN e BIREME/OPAS/OMS uniram esforços para atualizar a literatura científica sobre o uso medicinal da cannabis a fim de apoiar profissionais de saúde, tomadores de decisão e pesquisadores na construção de ações de saúde baseadas em evidências.

Ascensão e formação médica

A neurocirurgiã Patricia Montagner, idealizadora do WeCann Summit e fundadora da WeCann Academy, ressalta que as constantes evidências científicas em torno dos benefícios da cannabis medicinal colocam a Medicina diante de um potencial farmacológico disruptivo.

A especialista lembra que, no entanto, em meio a uma avalanche de informações equivocadas e enviesadas, existem milhares de pacientes que estão usando produtos à base de cannabis sem a orientação adequada de seu médico assistente. “E pior, muitas vezes, usam sem indicação e acompanhamento médico. A maioria desses pacientes são portadores de doenças crônicas e incapacitantes, e fragilizados por falhas sequenciais nos tratamentos convencionais, tentam usar derivados canabinoides de forma empírica, pouco segura e assertiva”, ressalta.

Patricia salienta que, mesmo que sem aprofundamento, todo e qualquer médico deve ter conhecimento mínimo nessa área para orientar e proteger o paciente. “Há questões equivocadas, com interesses nitidamente direcionados e precisamos nos unir para orientar a comunidade médica de forma ética e cientificamente apropriada”, conclui.

 

Serviço

WeCann Summit 2023

Data: 24 e 25 de novembro

Local: Royal Palm Hall (Av. Royal Palm Plaza, 277 G – Jardim Nova California, Campinas – SP)

Inscrições e mais informações: summit.wecann.academy

 

Sobre a WeCann Academy

A WeCann Academy é uma comunidade internacional e um centro de formação em Medicina Endocanabinoide que reúne especialistas nacionais e internacionais de 15 países em um ecossistema desenvolvido para proporcionar uma experiência de aprendizagem consistente e exclusiva para médicos.

Tem como fundadora a neurocirurgiã Patricia Montagner, especialista em Neurocirurgia pelo Hospital Federal de Bonsucesso no Rio de Janeiro e pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e certificada pela WIP (World Institute of Pain) para Procedimentos minimamente invasivos em dor (FIPP – Fellow of Interventional Pain Practice).