Início » ENEM 2023 se aproxima contando com 3,9 milhões de inscritos
Notícias Corporativas

ENEM 2023 se aproxima contando com 3,9 milhões de inscritos

O ENEM 2023 será realizado nos dias 05 e 12 de novembro e conta com 3,9 milhões de estudantes inscritos, de acordo com o Governo Federal

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2023 está se aproximando rapidamente, e milhões de estudantes em todo o país estão se preparando para enfrentar um dos maiores desafios educacionais do Brasil. Com datas marcadas para os dias 05 e 12 de Novembro, o exame continua sendo uma das principais portas de entrada para o ensino superior e é aguardado com grande expectativa pelos estudantes. O ENEM 2023 conta com 3,9 milhões de estudantes inscritos, de acordo com o Governo Federal.

Analisando as tendências dos anos anteriores, as provas do ENEM têm abordado uma variedade de temas relevantes, buscando avaliar não apenas o conhecimento dos alunos, mas também suas habilidades de raciocínio lógico, interpretação e capacidade de análise crítica. A prova costuma ser dividida em quatro áreas de conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

De acordo com a psicóloga e professora universitária Simone Roballo, “o Enem é um processo avaliativo, mas é preciso tirar o peso de cima disso. É claro que os jovens precisam ser preparados do ponto de vista de habilidades, de competências, para que eles tenham as melhores condições para realizar a prova, mas eles não precisam encará-la como uma questão de vida ou morte”.

“Os alunos não devem apenas memorizar informações, mas também entender os conceitos por trás delas. O ENEM valoriza a aplicação do conhecimento em situações do cotidiano”, afirma a professora Maria Silva, especialista em preparação para o ENEM em cursos preparatórios para ENEM

O professor de química Gustavo Pinheiro recomenda “refazer as três últimas provas do Enem, bem como realizar um simulado a cada 15 dias, e fazer uma análise do seu desempenho e seu tempo de execução”. A criação de um cronograma de estudos realista e bem planejado, dedicando tempo para cada área de conhecimento pode ajudar a evitar a sobrecarga e a assegurar que todos os tópicos sejam revisados de maneira adequada.