Início » Excesso de consumo de água pode diluir sódio no sangue
Notícias Corporativas

Excesso de consumo de água pode diluir sódio no sangue

Saber hidratar-se corretamente durante atividades físicas em dias muito quentes ajuda a evitar o problema

Hiponatremia é um termo pouco conhecido, mas recentemente dois casos relacionados a esta situação chamaram a atenção da mídia. O primeiro, de um garoto que precisou ser internado após consumir seis garrafas de água em um período muito curto. No segundo, cujo desfecho foi trágico, uma mulher faleceu também por consumir água em excesso com muita rapidez. Em comum nas duas situações noticiadas, ambos estavam há tempos em atividades ao ar livre durante um calor intenso e, ao sentir muita sede, procuraram se saciar bebendo uma alta quantidade de água em um tempo muito curto. 

O que desperta curiosidade é saber que mesmo sendo uma substância vital ao ser humano, a água, pode causar um efeito nocivo ao organismo, a hiponatremia. O fenômeno ocorre quando a concentração de sódio no sangue está abaixo do normal, ou seja, menor que 135 mEq/L. O sódio é um mineral essencial para o equilíbrio dos líquidos corporais, a transmissão dos impulsos nervosos e a contração muscular. Por isso, quando em falta pode no organismo pode levar a consequências graves.

“Todo organismo tem uma regulação muito forte e o rim desempenha um papel fundamental. A ingestão de uma grande quantidade de água num curto período de tempo faz com que ele não consiga adaptar esse controle”, alerta o Dr. Rizzieri Gomes, médico cardiologista, focado na mudança do estilo de vida (MEV) de seus pacientes. “A pessoa acaba perdendo sódio em grande quantidade, levando à condição, que pode gerar muitas complicações, como por exemplo náuseas, dores no corpo, câimbras, confusão mental e outras mais graves como o edema cerebral e a convulsão”.

A hiponatremia por diluição pode ocorrer principalmente em pessoas que praticam atividades físicas intensas ou prolongadas, como maratonistas ou ciclistas, que perdem muito sódio pelo suor e bebem muita água sem repor os eletrólitos. Também pode afetar pessoas que têm algum distúrbio psiquiátrico ou metabólico que as faz beber água compulsivamente.

“Então a dica é tomar cuidado, pois o calor intenso normalmente exige hidratação, mas o consumo de altas quantidades no curto período de tempo traz riscos de complicação. Ao se expor ao calor, seja praticando atividade física ou mesmo brincando, no caso de crianças, é recomendado ter à disposição bebidas isotônicas, aquelas com carboidratos, sais minerais (sódio, cloreto e potássio) e vitaminas em sua composição, que podem minimizar esse risco”, acrescenta o Dr. Rizzieri.

Outras causas podem causar a hiponatremia, como perda excessiva de sódio pela urina, suor ou fezes, uso de certos medicamentos, doenças renais, cardíacas, hepáticas ou endócrinas, ou síndrome de secreção inapropriada de ADH (hormônio antidiurético), que faz o corpo reter mais água do que o necessário.

O diagnóstico é feito com base na avaliação médica e em exames de sangue para medir a concentração de sódio e outros eletrólitos. O tratamento depende de sua causa e gravidade, mas geralmente envolve a restrição de líquidos, a reposição de sódio por via oral ou intravenosa, a correção da doença de base e o ajuste da medicação.

Perda de sódio aguda em grande quantidade pode causar problemas renais

A perda de sódio aguda em grande quantidade pode causar uma queda da pressão arterial e uma redução do fluxo sanguíneo para os rins, levando a uma lesão renal aguda. A situação pode acontecer em casos de diarreia grave, vômitos intensos, queimaduras extensas ou hemorragias.

Nesses casos, é importante procurar atendimento médico imediato e receber uma hidratação adequada com soluções isotônicas que contenham sódio e outros minerais. A recuperação da função renal depende da gravidade da lesão e do tempo de reperfusão dos rins.

Dicas do Dr. Rizzieri Gomes para evitar a hiponatremia:

  • Equilibrar o consumo de água com bebidas isotônicas ricas em eletrólitos;
  • Conhecer as necessidades individuais de hidratação;
  • Não exagerar na ingestão de água durante atividades físicas intensas;
  • Acompanhar os sinais de desidratação, como lábios e olhos ressecados, garganta arranhando, sensação constante de sede;
  • Planejar a hidratação antes de se exercitar ou enfrentar climas quentes.