Com a participação de 399 candidatos, o exame, que é uma das etapas para a seleção, ocorreu na escola estadual Djalma Batista, bairro Japiim, zona Sul. Os conselheiros eleitos terão como principal responsabilidade zelar pelos direitos das crianças e adolescentes na maior cidade da região Norte do país.
A prova consistiu em questões objetivas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e outros temas pertinentes à atuação dos conselheiros. Além disso, houve também avaliações sobre legislações locais e noções básicas de direitos humanos.
“Após a correção das provas, os candidatos aprovados seguirão para as próximas etapas do processo seletivo, que incluirá a eleição por voto popular, quando os moradores de Manaus poderão escolher seus representantes para o conselho”, declarou a presidente do CMDCA e subsecretária da Semasc, Graça Prola.
Manaus conta com dez conselhos tutelares distribuídos em todas as zonas da cidade. Ao todo, serão 50 conselheiros eleitos. A data da eleição está prevista para o dia 1º de outubro. A posse dos novos conselheiros acontecerá em janeiro de 2024.
O processo de eleição do conselho tutelar é de extrema importância para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes e reflete o compromisso da cidade de Manaus em garantir um futuro melhor para suas gerações mais jovens.
Adicionar comentário