Após o lançamento do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), feito hoje (11/8), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que incluiu a realização de obras estruturantes no Amazonas, como a revitalização da BR-174, o deputado federal Saullo Vianna (União-AM) ressaltou os reflexos positivos na economia do estado das melhorias logísticas anunciadas.
O Novo PAC está direcionando, ao todo, R$ 47,2 bilhões em investimentos, incluindo obras vitais para o Amazonas como a expansão do Terminal Manaus Moderna, além de melhorias nos aeroportos do estado, programas como o Luz para Todos e habitações do Minha Casa, Minha Vida, que também beneficiarão o estado.
“O compromisso do novo PAC não apenas promove um Amazonas mais conectado com obras estruturantes, mas aponta para setores fundamentais como saúde e educação. Com isso, o governo está traçando um caminho sólido para o crescimento regional”, disse Vianna, ressaltando, ainda, a mobilização da bancada do Amazonas no atendimento a antigos pleitos do estado.
No entanto, Saullo Vianna observou que seguirá acompanhando a concretização das obras de modo a garantir que as melhorias saiam, definitivamente, do papel. Sobre a revitalização do Porto da Manaus Moderna, lembrou que fez esta reivindicação de público ao ministro dos Portos e Aeroportos, Marcio França, quando lançou a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Navegação Interior, da qual é vice-presidente.
Obras em 18 aeroportos – O novo PAC engloba desde a modernização de aeroportos estratégicos até o impulsionamento do programa Luz para Todos, além das habitações do Programa Minha Casa, Minha Vida. Vianna enfatizou que essas medidas, além de fomentar o desenvolvimento, também refletem uma visão a longo prazo, com o objetivo de preparar o Amazonas para futuros desafios.
No âmbito da saúde, o deputado enfatizou a construção de unidades básicas de saúde, policlínicas e maternidades, fortalecendo o complexo industrial de saúde e implementando a telessaúde. Na área da educação, a construção de creches, escolas de tempo integral e o incentivo à produção científica visam fortalecer a base educacional do Amazonas.
Saullo Vianna sublinhou que a abordagem abrangente do Novo PAC, que engloba desde infraestrutura até saúde, educação e sustentabilidade, reflete a intenção de construir um Amazonas mais preparado para os desafios do futuro. “Estamos em um momento crucial para o nosso estado. Unamos esforços para garantir que esses investimentos gerem um impacto positivo e duradouro”, concluiu o deputado.
Propostas do AM atendidas
- Rodovia BR-174 (126 km) – Adequação com restruturação da pista existente Manaus – Presidente Figueiredo. BR 174/AM (46km) Restauração KM 1093 – Divisa AM/RR
- 18 aeroportos do AMAZONAS
4 atendidos com obras: Coari,Fonte Boa, Parintins,São Gabriel da Cachoeira. 10 atendidos com projeto: Barcelos,Carauari, Eirunepé,Lábrea, Maues, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, Itacoatiara, Manicoré, Apuí. - Revitalização do Porto de Manaus Modena.
- Porto de São Raimundo (IP4)
- Implantação de UTI no interior do estado do Amazonas.
Adicionar comentário