Início » Olive Tree Films inicia núcleo de Branded Entertainment
Notícias Corporativas

Olive Tree Films inicia núcleo de Branded Entertainment

Área dedicada à criação de conteúdos de entretenimento para grandes marcas produz em formatos para TV e Web. No Brasil, 63% de todo investimento publicitário em 2021 foi aplicado em formato de vídeos referente a Branded Content.

A agência de produção de vídeos Olive Tree Films implementou recentemente o núcleo de criação de Branded Entertainment para formatos TV e Web com foco em grandes marcas. A estratégia está contida no conceito de Branded Content, ou Conteúdo de Marca, e em livre tradução quer dizer Entretenimento de Marca.

A pesquisa Inside VIDEO 2022 da Kantar apontou que o mercado mundial de vídeos está em expansão e por isso tem uma grande importância para estratégias de comunicação das marcas. No Brasil, 63% de todo investimento publicitário em 2021 foi aplicado em formatos de vídeos para diferentes formas de distribuição entre redes sociais, televisão, cinema e plataformas de streaming.

Branded Entertainment é todo conteúdo criado pela própria marca com a finalidade de entreter, baseando-se em histórias ficcionais ou reais para conectar emocionalmente seu público-alvo. Como base do processo de criação, está o conceito de Storytelling, que consiste em contar histórias de maneira envolvente, e pode assumir diversas formas como programas de TV ou Web, filmes, documentários, jogos, eventos ao vivo. 

“Nosso foco é criar conteúdo relevante que estimule conversas significativas e contribua para aperfeiçoar a percepção dos valores das marcas”, pontua a diretora criativa da Olive Tree Films, Carol Mendonça, sobre a decisão de implementar o núcleo.

Um exemplo popular da inserção de marcas no universo do entretenimento são filmes com personagens de brinquedos infantis, a exemplo do Lego Movie e da Barbie da Mattel. A estratégia visa fortalecer o vínculo e consequentemente a fidelidade do cliente, gerar maior conexão com a audiência e aumentar o reconhecimento da marca para conquistar novos clientes.

O produto de entretenimento da marca alcança o público-alvo por identificação com o conteúdo. As histórias precisam captar a atenção do consumidor pela emoção e pela identificação de interesses e valores, posicionando assim a marca. “A criação do conteúdo combina elementos de entretenimento e comunicação de marca com o objetivo de engajar os clientes emocionalmente, criar uma conexão mais profunda com a marca e ao mesmo tempo oferecer entretenimento de qualidade”, explica Carol.

O estudo da Kantar citado anteriormente mostrou que 92% das pessoas assistem vídeo pela televisão, o fato do dispositivo ser o mais escolhido pelos consumidores se deve ao advento das SmarTVs. Em cinco anos o número de pessoas com este tipo de aparelho conectado cresceu mais do que o dobro. O consumo de conteúdo por televisão muitas vezes implica em mais de um telespectador, como apresentou a pesquisa, em que 28% dos consumidores assistem TV acompanhados mesmo em dias comuns.

Sobre as escolhas e o perfil dos consumidores, Carol defende que o levantamento dessas informações é fundamental para uma estratégia eficiente. “É importantíssimo estar atento às tendências no entretenimento e nas preferências do público para então identificar elementos que possam ser aplicados à sua marca”.

Os dados levantados pela pesquisa apontam que consumidores entre 18 e 24 anos representam 7,5% da audiência do formato de vídeos e as pessoas de 12 a 17 representam 6% no consumo por esse formato de conteúdo. 

Tanto o Brand Entertainment quanto as peças publicitárias têm seu lugar na comunicação de marcas, e a escolha entre eles depende dos objetivos e da estratégia de cada empresa. “Enquanto as peças publicitárias são mais diretas e persuasivas, o Brand Entertainment busca envolver o público de forma mais emocional e imersiva”, explica Carol. “Ambas as abordagens podem ser eficazes se utilizadas de maneira estratégica, alinhadas aos valores e objetivos da marca, e considerando as preferências e comportamentos do público-alvo”, complementa. 

Para mais informações sobre a produtora de vídeo Olive Tree Films e seu núcleo de Branded Content, basta acessar: https://olivetreefilms.com/br/