Início » Busca por médicos na internet cresce 50% nos últimos 4 anos
Notícias Corporativas

Busca por médicos na internet cresce 50% nos últimos 4 anos

Pesquisa demonstra o aumento de 50,58% na busca por médicos na internet nos últimos 4 anos; informações listam, também, as especialidades mais buscadas no Google.

De acordo com uma pesquisa realizada pela WE Marketing Médico, empresa especializada na elaboração de estratégias de marketing para clínicas e consultórios, as buscas por médicos na internet subiram, em média, 50,58% nos últimos 4 anos. A empresa utilizou a plataforma de anúncio do Google Ads para reunir as informações e realizar o comparativo. O volume mensal de buscas por especialistas na ferramenta saiu de 9.290.370 para 13.989.400, no período entre 2019 a 2023.

Dados recentes do censo de 2022 realizado pelo IBGE o Brasil tem uma população total de 203.062.512 pessoas. Comparando esses dados com o relatório de tendências digitais 2023 da Comscore, que demonstra que a população digital atual do Brasil é de 131,5 milhões de pessoas, cerca de 64,75% da população está conectada. Edson Medeiros, sócio da WE Marketing Médico comenta que “Marketing Médico pode ser uma das alternativas para médicos aparecerem no Google exatamente quando os pacientes procuram e atenderem a demanda crescente de população conectada”.

A pesquisa da We Marketing constatou, ainda, que a especialidade médica mais buscada no Brasil é a oftalmologia. O método, utilizado para elaboração da pesquisa para listar as especialidades médicas mais consultadas, foi realizar uma busca pelo nome do especialista na ferramenta do Google Ads nos anos de 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023 (até junho). Nos últimos 12 meses a busca por oftalmologistas atingiu a marca de 246.000 pesquisas mensais, que totalizam 2.952.000 buscas em 1 ano.

Algumas especialidades médicas também apresentaram declínio no volume de buscas. As que tiveram maior índice de queda nas procuras, durante o período consultado, foram “cirurgião plástico” (-9,23%), seguida por “infectologista” ( -8,72%) e “homeopata” (-2,32%).

O sócio da WE Marketing Médico, Waldeir Ferreira de Jesus, observa que mesmo o termo “cirurgião plástico” ter caído no volume de buscas no Google, o número de cirurgias plásticas cresceu nos últimos anos, de acordo com o último levantamento anual da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). “Na nossa experiência, o perfil de paciente de procedimentos e cirurgias estéticas, ao invés de utilizar o Google, utiliza mais as redes sociais, como o Instagram, para encontrar esses profissionais”, pontua Waldeir.

A pesquisa elencou o TOP 10 de especialidades mais buscadas, todas tiveram uma média de mais de 100 mil buscas mensais no Google: oftalmologista; endocrinologista e metabologista; urologista; otorrinolaringologista; ginecologista e obstetra; ortopedista e traumatologista; dermatologista; endoscopista; psiquiatra; acupunturista e neurologista.

A pesquisa completa pode ser acessada diretamente no site oficial da WE Marketing Médico.