Início » Rios Negro e Solimões registram queda de 5 centímetros por dia
Destaque Meio Ambiente

Rios Negro e Solimões registram queda de 5 centímetros por dia

Os rios Negro e Solimões, no Amazonas, estão em processo de vazante e registram uma queda de 5 centímetros por dia no nível das águas. A informação é do Serviço Geológico do Brasil (SGB) em Manaus, divulgada nesta segunda-feira (24).

Em Manaus, o rio Negro registrou aumento no ritmo de descida das águas, saindo de 4 para 5 centímetros por dia no fim de semana. Nesta segunda, a redução foi de 6 centímetros, chegando a 27,18 metros. A redução do nível das águas é de 1,12 metros em comparação ao nível máximo alcançado entre 13 e 16 de junho deste ano, quando alcançou a cota de 28,30 metros.

O rio Solimões também registra uma queda no nível das águas, mas em um ritmo mais lento. Na capital amazonense, o nível do rio está em 28,70 metros, uma redução de 0,70 metros em relação ao nível máximo alcançado em junho.

A vazante dos rios Negro e Solimões é um fenômeno natural que ocorre todos os anos. Ela é causada pela diminuição das chuvas na região, que ocorre entre os meses de setembro e dezembro. O fenômeno também é influenciado pela influência da correnteza do rio Amazonas, que é mais forte durante o verão.